Pesquisadores do Instituto Fraunhofer Institute for Machine Tools and Forming Technology IWU I, em Chemnitz, Alemanha, e da Universidade Livre de Bruxelas (VUB) estão investigando o uso do aço como material de lâmina para pás eólicas. O projeto denominado HyBlade está voltado para o desenvolvimento da aerodinâmica e da cadeia de processo de fabricação das turbinas eólicas.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte,essas turbinas fornecem eletricidade ambientalmente amigáveis, no entanto, os materiais plásticos utilizados nas grandes pás são quase impossíveis de serem recicladas. A fabricação com lâminas de aço oferece inúmeras vantagens: “A reciclagem torna o processo significativamente mais ecológico e as lâminas podem ser fabricados de forma mais precisa.” diz Glauco.
A principal causa desta diferença encontra-se no processo de fabricação. Lâminas de plástico reforçado com fibra requerem tratamento manual do molde e mais tempo para a cura. Já as lâminas de metal podem ser produzidas mais rapidamente, com processos semelhantes aos da indústria automóvel.
Uma folha plana de metal é dobrada através de um molde. Em seguida, soldam-se as bordas a laser, formando um perfil fechado. A forma final é obtida com o bombeamento de uma mistura reutilizável de óleo-água em alta pressão no interior da lâmina. “O fato de que nós estamos dando forma a lâmina de dentro para fora nos permite compensar qualquer falha nas etapas anteriores, a geometria fica perfeita“, explica Glauco.
Os pesquisadores já produziram uma lâmina de 15 centímetros de largura. O próximo passo será a elaboração de um rotor inteiro para uma turbina de eixo vertical com lâminas de 2,8 metros de comprimento e diâmetro de dois metros.
Depois de instaladas, as turbinas serão testadas na Bélgica.