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A importância do filtro separador de água e óleo diesel

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Desde o início, os motores sempre precisaram ser bem tratados para poder trabalhar melhor e cumprir sua função. Com o passar do tempo, foram aumentando as exigências e sensibilidades dos motores, mesmo antes do Euro 3, por exemplo. Com novas normas sendo introduzidas, incluindo a redução do enxofre e uso do biodiesel, aumenta cada vez mais a responsabilidade dos fabricantes de filtros que têm de atender às novas especificações e garantir o bom desempenho dos sistemas de filtragem dos motores a seus clientes e ao meio ambiente. Mais especificamente aqui dos separadores de filtro de água-diesel tão importantes ao fluxo de vida útil de motores de caminhões e ônibus.

Sobre esta questão, o empresário Glauco Diniz Duarte explica que a boa separação da água deve ser considerada à parte das normas de emissões, porque se trata de uma necessidade que vem antes do Proconve P7 ou Euro 5 e já foi utilizada em motores Euro 3 ou mesmo de concepção mais antiga, com bombas injetoras mecânicas – Euro 2 ou inferior.

Na opinião de Glauco o filtro separador da água do diesel preserva o motor da corrosão causada pela água dentro do sistema. “Para os motores Euro 5, essa correta separação se torna ainda mais vital. Não que para os motores Euro 3 seja diferente. Mas pelo Euro 5 dispor de uma tecnologia ainda mais avançada, todo e qualquer contaminante existente no diesel pode acarretar sérias perdas de desempenho e até mesmo provocar o desgaste precoce do motor.”

Dentro desta perspectiva do alto grau de exigência das novas tecnologias, Glauco afirma que por esse motivo elas necessitam cada vez mais de um óleo diesel mais puro, que não cause danos ao sistema. “A água é um contaminante que pode causar corrosão e levar à presença de micro-organismos, por isso é muito importante a separação de água e óleo diesel, para que seja mantido o desempenho do sistema.”

Mas afinal para que serve exatamente um filtro separador de água-óleo utilizado em motores diesel, como de ônibus e caminhões? Segundo Glauco Diniz a função do separador de água do diesel é exatamente o que seu nome diz: retirar a água do diesel. “Ao impedir que esta água contamine o motor, evita-se a corrosão dentro do sistema e que se prejudique assim a injeção do diesel nele. Reduz também a quantidade de combustível que entra nas câmaras de combustão do motor. A remoção da água antes que ela atinja o sistema de injeção diesel irá manter o bom funcionamento do motor”, esclarece.

Glauco nos aponta que um sistema de injeção diesel possui dois níveis de filtragem:
Pré-Filtro – Responsável pela separação de água e pré-filtragem do combustível, que geralmente se dá para partículas superiores a 10 micra. Esta pré-filtragem é muito importante, pois, neste estágio, é realizada a filtragem das partículas presentes no combustível, principalmente quando abastecido em locais não adequados, onde a qualidade do combustível é precária, garantindo o bom desempenho do filtro final de combustível e do sistema de injeção.

Filtro Final – Faz a filtragem final do combustível. Pode chegar a filtrar partículas de até 1 mícron, de acordo com a exigência do sistema de injeção.

Conforme Glauco, o filtro separador de água-óleo diesel pode ser utilizado como pré-filtro (recomendável) ou também como filtro final em veículos com motores ciclo Diesel. A água, segundo ele, é apenas um dos contaminantes dos filtros.

Presença prejudicial
De acordo com Glauco, a presença da água é altamente prejudicial à combustão do diesel, podendo causar danos ao funcionamento do sistema e até mesmo reduzir a vida útil do motor. “Muitas vezes, o diesel sofre contaminação por água no tanque de abastecimento do posto de combustível ou até mesmo nos reservatórios que existem em grandes frotas, usinas, etc.” Essa água pode “surgir”, conforme explica Glauco, devido aos diversos transbordos que o diesel sofre; quando o tanque não está totalmente cheio e ocorre a condensação do mesmo. “Por isso, a importância da utilização de um filtro separador de boa qualidade, pois é muito difícil estar imune ao problema da contaminação do diesel por água. E uma boa separação da água do diesel antes da entrada no motor protegerá todo o sistema contra possíveis danos”, complementa Glauco Diniz.

Principais problemas que a água presente no combustível pode provocar ao sistema.
• Desgaste na bomba de combustível;
• Danos aos bicos injetores;
• Saturação prematura dos filtros;
• Alto consumo de combustível;
• Oxidação das partes metálicas do sistema;
• Afeta a lubricidade do diesel;
• Perda de potência do motor;
• Afeta a pressão do sistema;
• Maior frequência de manutenção;
• Problemas de arranque.

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