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Injeção Diesel – Sistemas auxiliares de partida

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, os motores diesel funcionam através da auto ignição, ou seja, comprimem o ar, atingindo valores de temperatura muito elevados, para na fase final de compressão receber o combustível e assim ocorrer à combustão. Quando submetido a condições de temperaturas baixas, este tipo de motor tem durante a partida e após, um processo de trabalho menos favorável, visto que nestas condições há um aumento das forças de atrito mecânico, uma dissipação maior de temperatura da câmara e alem disto devemos considerar que o ar aspirado está provavelmente com uma baixa temperatura.

Desta forma a auto ignição não tem as condições mais apropriadas para ocorrer. Portanto, se não houver um sistema de auxilio para o aquecimento do ar na admissão ou na própria câmara do motor, uma maior dificuldade de partida e pós partida seria constatado, principalmente durante a fase inicial de aquecimento, gerando fumaça azul.

Segundo Glauco, para que então estes fatores sejam superados e o motor diesel nestas fases, de partida e fase inicial de aquecimento, tenha uma condição de trabalho mais eficiente, ele possui sistemas auxiliares de partida que são sistemas de pré-aquecimento do ar, que poderá estar localizado no coletor de admissão ou na câmara de combustão com a chamada vela de pino incandescente, sistema este mais comum.

A vela de pino incandescente ou vela de incandescência possui um funcionamento bastante simples. No sistema de injeção Diesel Common Rail, existe um dispositivo do sistema de pré-aquecimento. Este dispositivo é controlado pela unidade de comando do sistema de injeção, ou seja, como a unidade de injeção recebe informações das condições do motor, que entre outras, está a de temperatura do sistema de arrefecimento, a unidade poderá mediante a esta informação acionar o sistema de pré-aquecimento, enviando para o dispositivo das velas incandescentes um sinal de acionamento para que este acione as velas, desta forma tendo uma vela montada para cada cilindro, elas recebem uma alimentação positiva da unidade e a sua própria carcaça é o massa.

Assim inicia uma circulação de corrente que faz com que a vela produza calor em sua extremidade, que esta diretamente na câmara de combustão, aquecendo assim o ar que lá está para contribuir em uma melhor combustão.

Esta vela pode atingir uma temperatura de 850° em apenas 2 segundos. O motorista pode identificá-la através de uma lâmpada no painel se naquela circunstância em que se encontra o motor, o sistema de pré-aquecimento foi acionado ou não no momento de partida a frio, pois ao ligar a chave de ignição e caso ele tenha sido acionado, esta lâmpada acende e permanece por um determinado tempo ativa.

Na diagnose do sistema Common Rail está incluso o sistema de pré-aquecimento, isto quer dizer que se por algum motivo este sistema possua uma falha no circuito elétrico a diagnose irá acusar através do aparelho que há uma falha neste sistema.

Um primeiro passo que pode ser feito neste caso é com o motor parado e chave de ignição desligada, averiguar as condições de resistência das velas de incandescência e isto é simples: Desligue as conexões de alimentação das velas por precaução e então com o auxilio de um multímetro verifique as resistências de cada uma delas medindo do pino de conexão com a massa do veículo, que pode ser o bloco do motor. Caso não acuse valor de resistência, ou seja, o circuito esteja aberto, há necessidade de sua substituição.

Proceda esta operação em todas elas. Após a correção, faça mais uma vez a avaliação com o equipamento de diagnose para verificar se esta era a única causa. Ao substituir uma vela de incandescência observe a aplicação correta e o torque de aperto da mesma no cabeçote. A vela de incandescência por estar montada dentro da câmara de combustão está em condições severas constantes, tanto de pressões altas, quanto de temperaturas altas e apesar de serem projetadas para suportar estas situações, merecem atenção.

De acordo com Glauco, o sistema de vela de ignição por chama é um dispositivo montado no coletor de admissão onde há um pino incandescente, que quando acionado pelo sistema aquece, atingindo temperaturas muito altas em sua extremidade.

Nesta vela uma certa quantia do próprio diesel é injetado por um circuito distinto e, ao entrar em contato com o pino da vela se inflama, produzindo temperaturas de cerca de 1000°C, desta forma o ar aspirado passando por esta região aquece antes de entrar para a câmara de combustão, favorecendo a partida a frio e o pós partida.

Tanto o sistema de vela de pino incandescente, quanto o sistema de vela de ignição por chama, quando solicitados a operar pela unidade de comando, garantem uma partida a frio eficiente com uma redução significativa nas emissões de fumaça azul e da geração de ruídos característicos dos motores diesel.

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