De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, no sistema de injeção a gasolina não é permitido entrada de ar falso pelo coletor de admissão levando isto a uma leitura errônea do sensor de ar absoluto indicando sinal errado para a central a mesma buscará alternativas emergenciais.
A central interpretando este defeito naquele sensor irá buscar o equilíbrio através de outros sensores para um melhor desempenho do sistema, e passará a ignorar tal sensor. Mas os erros continuarão.
No sistema de injeção eletrônica diesel é mais ou menos parecido,explica Glauco, mas envolve vários sensores do sistema deixando o mecânico perdido, principalmente se este não obtiver conhecimentos sobre o sistema.
A princípio quando o proprietário de um destes veículos entra em uma oficina para diagnosticar algum defeito, geralmente com a luz de anomalia acesa indicando que há problemas no sistema de injeção. O mecânico através do rastear descobre vários erros, tanto passado como presente, e na maioria das oficinas não há acesso a tabela de erros e fica a ver navio (perdido), começando o drama de um possível defeito que poderia ser diagnosticado com simplicidade.
Na maioria dos casos já apurados em algumas oficinas um único defeito é a causa de todos os outros.
Glauco conta que, o que o mecânico ainda não familiarizou com a injeção diesel é que existem dois sistemas incorporados em um, que trabalham sincronizados entre si. Se há falha em um com certeza não funcionará o outro.
Não que o condutor não possa chegar ao destino, como em todos os sistemas de injeção eletrônica existe um erro permanente, levando a central ignorar tal defeito de algum sensor e passar a operar em Emergência, até que o condutor chegue à oficina para o reparo da causa.
Este sistema de 2 em 1, é uma técnica criada aos longos períodos profissionais de diagnósticos por causa dos grandes problemas que já foram passados e solucionados depois de muitos cálculos e persistência no caso.
O que a maioria dos mecânicos esquece-se de avaliar neste sistema é o turbo compressor, menciona Glauco, é extremamente importante como a sonda lambida no sistema de injeção a gasolina.
Entendendo o sistema 2 em 1:
No sistema diesel convencional, com bombas e bicos injetores mecânicos, se queimar a junta do coletor de escape ou se a ventarola da turbina não estiver vedando, ou até mesmo romper a mangueira do purificador o veiculo vai se locomover normalmente, lógico que com os inconvenientes barulhos e assovio, mas existem proprietários de veículos que nem ligam e às vezes nem notam, vão andando assim mesmo até sobrar um tempinho e levar ao conhecimento do seu mecânico.
Porque que o motor amarra?
Por falta de combustível. Como não há pressão no cammon rail devido à central ter liberado a válvula de retorno o sistema cammon rail fica abaixo de 1200 bar impossibilitando a pressão da linha de alta, voltando para o tanque de combustível quando teria que passar primeiro pelos bicos injetores. Isto devido ao sensor do turbo não estar mais operando, com isso o intercooler não carrega e a central então broqueia a injeção de diesel para poupar o motor de possíveis avarias.
Mas mesmo assim ainda é possível conduzir o veiculo, o motor do mesmo vai trabalhar em baixa rotação não ultrapassando 2500 RPM e nem 80km/h, devido a pressão não ser inferior a 900 bar, e o servo motor ainda estar parcialmente vedado.
E o que fazer?
Simples, afirma Glauco, substitua o sensor do turbo, vede o sistema do turbo trocando as juntas do coletor de escape, observar vazamentos no intercooler, nas mangueiras do intercooler e a vedação perfeita da ventarola do servo motor, este é conduzido através do westgueit, que é ligado ao sensor do turbo.
Atenção: Fique atento, existem problemas que parecem ser turbo e injeção, mas na verdade são somente filtros obstruídos.
Feito estes procedimentos na maioria dos casos resolve o problema, o próximo passo é apagar os erros através de um aparelho rastear.
Tudo voltará a funcionar perfeitamente com este sistema dois em um, que é nada mais nada menos que ar e combustível um perfeito casal que a eletrônica mais uma vez revolucionou.