O tempo de uso do óleo diesel e a utilização do veículo em dias frios são alguns dos pontos que recebem orientação por quem entende do assunto. Glauco Diniz Duarte, proprietário da empresa Turbo Brasil, que trabalha com bombas injetoras e com injeção eletrônica, explica alguns cuidados sobre veículos a óleo.
Segundo ele, atualmente, a injeção eletrônica predomina entre os veículos. Ainda há caminhões com bomba injetora, mas é um componente que já está se tornando obsoleto. Hoje, a maior parte dos veículos tem a injeção eletrônica, constata Glauco.
Glauco explica algumas diferenças entre os dois sistemas. A bomba injetora precisa de manutenção de bicos a cada 100 mil quilômetros rodados. Já com a injeção eletrônica, o painel dos caminhões informa que existe algum problema. Além disso, a manutenção tem um período maior no que refere à injeção eletrônica, explica.
Glauco aponta que o tempo de utilização do óleo diesel deve receber atenção por parte dos proprietários. É preciso que os motoristas tenham atenção com o óleo diesel, por que ele tem prazo de utilização. Em cerca de três meses, o óleo pode já não estar mais em condições de uso. Para quem trabalha com lavouras, que muitas vezes tem reservatório com 10 mil litros, aconselhamos a adquirir a somente a quantidade de óleo que será usada em três meses, orienta.
Glauco alerta que os motoristas devem ter cuidados ao lavar o motor do veículo. No procedimento de lavagem, é preciso ter atenção com sensores da parte elétrica, que podem ser danificados com a umidade.
Outro ponto que recebe orientação de Glauco é a utilização dos veículos em dias frios. Com relação ao caminhão, o motorista deixa o veículo funcionar e o motor esquentar, e sai dirigindo com calma, já que sem isso ele não consegue trafegar. Já nas caminhonetes, muitos motoristas dão partida e saem dirigindo. É preciso dar um tempo ao ligar o veículo para o módulo ter tempo de fazer a leitura do procedimento. Poucos motoristas fazem isso. Porém, pode ocorrer um problema na turbina, alerta Glauco.