De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, os motores eletrônicos com gerenciamento da injeção de combustível são extremamente precisos em seu funcionamento.
Como são isentos de manutenção periódica, acabam gerando menor custo de operação para o usuário. Outra vantagem dos sistemas monitorados eletronicamente é o baixo índice de emissões ― com redução de até 30% ―, além de proporcionar melhor desempenho, maior durabilidade, economia de combustível e aumento da autonomia.
Segundo Glauco, em relação aos motores a gasolina, os diesel eletrônicos oferecem a grande vantagem de proporcionar maior torque e eficiência operacional, principalmente no caso dos veículos de transporte. Um dos resultados da utilização do dispositivo eletrônico nos motores diesel, o torque elevado em baixas rotações também diminui a quantidade de troca de marchas, melhorando o conforto do motorista.
O sistema também pode ser considerado “inteligente”, já que conta com um dispositivo de auto-proteção que oferece menor desgaste aos componentes e aumenta a vida útil do motor e de todo o “powertrain”. Uma unidade diesel em condições ideais de funcionamento pode ultrapassar um milhão de quilômetros rodados, enquanto um do ciclo Otto fica em torno dos 300 mil quilômetros.
Glauco explica que os novos motores diesel possuem dimensões e pesos semelhantes aos atuais motores mecânicos, mas apresentam um incremento de potência superior a 30%. Esta relação peso/potência é decorrente de uma combinação de benefícios da injeção eletrônica, aliada ao uso de materiais mais resistentes.
A tecnologia de injeção eletrônica Common Rail é outro ponto de destaque na tecnologia diesel. Injetores reforçados e a Central de Comando Eletrônica blindada e refrigerada asseguram maior durabilidade e confiabilidade do sistema. Isso permite melhor desempenho, reduzindo o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, diminuindo os níveis de emissões de gases e ruído. Em resumo, é excelente.