De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, além de vantagens como maior durabilidade, economia de combustível, autonomia, etc, um dos grandes fatores da proliferação dos motores diesel é a escalada de potência.
Segundo Glauco, este aumento da força dos diesel permitiu que eles tivessem o mesmo desempenho dos seus semelhantes do ciclo de funcionamento do tipo Otto. Além da evolução da tecnologia de construção e de injeção de combustível, o grande responsável pelo sensível acréscimo de potência foi a utilização em larga escala do turbo compressor.
Glauco explica que em qualquer tipo de motor, quando há potência de sobra existem também cuidados a serem tomados na hora da manutenção. No caso dos turbos para motores diesel, que funcionam em altíssimas rotações ― em torno das 130 mil rpm ―, uma regra básica é usar as especificações corretas do lubrificante e observar os períodos de troca do óleo.
Também é conveniente verificar vazamentos no circuito hidráulico do turbocompressor e a presença de impurezas nos rotores. Ao dar partida no motor, espere por alguns segundos em marcha lenta antes de passar à aceleração. Isso garante o estabelecimento da circulação do óleo.
Da mesma forma, depois de um período de funcionamento, aguarde alguns segundos em marcha lenta para que a velocidade da turbina se estabilize em menores rotações. Com esta medida, você evitará que o turbo funcione sem lubrificação, estando, ainda, em rotações elevadas no momento que o carro estaciona. Assim, você aumentará a sua durabilidade.