De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a tecnologia indiscutivelmente é de última geração, e vem sendo aplicada na maioria dos veículos equipados com motores diesel da atualidade.
Porém, a sua concepção remonta ao final da década de 1960. O suíço Robert Huber foi quem idealizou os primeiros conceitos do sistema common rail (tubo distribuidor de combustível) para motores do Ciclo Diesel.
Em um segundo estágio desse desenvolvimento as pesquisas foram conduzidas pelo Swiss Federal Institute of Tecnology, que deu continuidade ao aperfeiçoamento do sistema.
Mas foi somente nos anos 1990 que o Common Rail começou a ser empregado em veículos pesados, e um caminhão japonês tornou-se o primeiro exemplo de uso prático desse sistema.
Segundo Glauco, posteriormente ele foi adequado para ser empregado nos motores de veículos leves. O modelo Common Rail que é usado na atualidade nos motores diesel, apesar de infinitamente mais sofisticado, segue o mesmo princípio inicial de funcionamento da década de 1960.
Glauco explica que o Common Rail aumenta a potência e proporciona maior torque em baixas rotações, além do reduzir o consumo de combustível e os níveis de ruídos e de emissões de poluentes.
Basicamente o sistema conta com uma ECU ― unidade de controle eletrônico ― que administra as informações captadas pelos sensores do motor, gerencia os sinais dos atuadores e monitora o funcionamento de todo o conjunto.
A partir dessas informações, determina a quantidade e momento da injeção, sendo que cada unidade injetora alimenta um cilindro.