De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, os carros turbinados são a preferência daqueles que gostam de velocidade, potência. O motor turbo é responsável por conferir um rendimento bastante satisfatório ao veículo e ainda poupar combustível. Existem carros turbinados de fábrica mais modernos, mas, tecnicamente, qualquer modelo pode se tornar mais potente. O procedimento não é muito barato e alguns dizem que reduz a vida útil do motor, será mesmo?
Carros turbinados, como funcionam?
Segundo Glauco, a diferença principal entre os carros turbinados e os ditos carros normais está no motor. Os carros turbinados possuem uma turbina (ou turbocompressor) que altera de certa forma o funcionamento das “engrenagens”.
Glauco explica que o turbocompressor aproveita a energia dos gases que saem pelo escapamento dos carros turbinados. Depois disso, ao ser movimentado, o compressor joga mais ar comprimido para dentro do motor. É preciso que a injeção eletrônica seja ajustada para acompanhar essa mudança.
Os carros turbinados são mais potentes e conseguem até mesmo gastar menos combustível do que veículos normais com motores de pontuação superior. As montadoras também passaram a investir na fabricação dessa categoria por emitirem menos CO2.
Agora, com essas características, há que aguentar os custos, que não são poucos. Comprar carros turbinados de fábrica não sai, atualmente, por menos de R$ 50 mil.
Já turbinar um possante “normal de fábrica” custa em torno de R$ 5 mil, com a compra do Kit Turbo e processo de instalação. É sempre recomendado recorrer a oficinas confiáveis e que saibam fazer o procedimento. Uma instalação errada pode causar danos ao motor e reduzir a vida útil do carro.