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Colocar ou não um turbo no seu carro?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

No início de 1980 a maior parte do mundo de Fórmula Um equipou com turbo seus carros de corrida por uma razão principal: mais potência em um motor de menor tamanho e peso. Em 2014, os motores turbo voltaram, não sem um bom bocado de controvérsias.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, carros turbo oferecem mais potência, mais velocidade e melhor manuseio do que os seus rivais com motores naturalmente aspirados convencionais. Um motor turbocomprimido pode fornecer uma boa resposta do motor com a garantia das reservas confiáveis de energia quando você precisar dele.

Muita potência em pouco tamanho
Segundo Glauco, a demanda em veículos tem sido sempre para pequenos motores capazes de produzir potência máxima. Adicione a isso os atuais problemas ambientais de poluição, mais a economia que o usuário busca e você tem uma área em que o turbocompressor pode desempenhar um papel importante.

Glauco explica que sob circunstâncias normais, a adição de um turbocompressor em um motor aspirado irá aumentar a potência de saída de cerca de 30 %. Lembre que isto significa basicamente o mesmo tamanho do motor dando mais energia para ser utilizada pelo operador. Nos primeiros dias era prática comum colocar um turbocompressor em um motor naturalmente aspirado. Agora, os motores turbo agora são projetados para ter em conta as cargas térmicas e mecânicas mais elevadas de estresse colocados no motor e outras peças acessórias pelo turbocompressor.

Perguntas, questões e problemas de colocar o turbo no seu carro
Glauco destaca que colocar o turbo no motor do seu carro pode ser uma coisa gratificante mas ao mesmo tempo pode atormenta-lo com muitas perguntas e muita frustração a respeito de por que ele não funciona como você planejou. Se você espera turbinar o seu veículo em um único dia, o que você quer é um mecânico mágico ou você deixará algumas coisas de fora. Mesmo com suposto kit turbo completo você pode ter problemas, tais como o corpo ou quadro ficar no caminho do intercooler ou tubulações, parafusos enferrujados de escape ou quebrados e vácuo mal formado e pesadelos de fiação.

A menos que você já tenha um kit turbo pré-concebido, então você tem a necessidade de escolher um turbo. Você precisará conversar com especialistas ou em sites especializados sobre as melhores opções disponíveis.. Se você é novo no turbo, eu não iria me enganar com a tentativa de ler mapas de compressores ou manuais de instrução, mas buscaria MUITA informação nos fóruns espalhados pela internet.

Tudo o que você precisa saber é o deslocamento do motor e a quantidade de potência que você está buscando. Você precisa ser realista sobre a quantidade de energia que você pretende ter, pois isso pode influenciar muito as características de seu turbo. Um turbo pequeno e você estará no impulso o tempo todo com pouco ou nenhum poder extra e se você escolher um turbo muito grande, então você vai ter exageros que podem prejudicar todo o carro.

Compressão é tudo no turbo
Pense sobre sua compressão do motor na escolha de um turbo: 8.3:1 é ideal, enquanto 10.0:1 está entrando no reino do ferro velho, ou seja, seu carro indo pro beleléu. Vale lembrar que a taxa de compressão é a relação entre o volume de um dos cilindros do motor com seu pistão no ponto morto inferior (ou seja, totalmente em baixo) e o volume da câmara de combustão correspondente (volume do cilindro com o pistão no ponto morto superior, ou seja, totalmente em cima), e indica quantas vezes o volume de mistura é comprimido antes de ocorrer a centelha da vela de ignição. Assim uma taxa de compressão de 10:1 de nosso exemplo, indica que a mistura ar-combustível é comprimida 10 vezes.

Segundo Glauco, você pode turbinar um motor de alta compressão, mas seja advertido que você não será capaz de correr altos níveis de impulso, a menos que você estiver usando um kit de injeção de álcool elaborado. Não se deixe enganar quando na construção de um motor que o uso de pistões de alta compressão vai aumentar o seu tempo de compressão do turbo. Sugiro nunca ficar com uma taxa inferior a 7.8:1 de compressão na construção de um motor turbo porque isso irá torná-lo preguiçoso antes de impulso, especialmente com um turbo maior.

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