
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, temos que entender primeiramente que o motor é um sistema de vários componentes trabalhando ao mesmo tempo, e ao colocarmos um componente e mais, esse componente vai ter interferência direta sobre o modo como os outros componentes trabalham.
Segundo Glauco, essa interferência pode ser maior em um motor, que tenha uma concepção, e menor em outro que tenha outra concepção.
Glauco explica que no motor carburado, se você colocar turbo vai diminuir sim o consumo de combustível, pois aumenta a eficiência de queima do combustível.
Já nos motores de injeção eletrônica, se simplesmente colocar um turbo e não fazer mais nada, vai ter um aumento no consumo, porque se não remapear o chip, ele vai entender o aumento de disponibilidade de ar dentro da câmara de combustão como um problema a ser corrigido, injetando mais combustível na câmara.
Outras questões também são importantes, destaca Glauco:, tem motores que tem mais torque, tem motores que tem menos. Tem carro mais pesado, tem carro mais leve. Tem relações de marchas curtas e longas. Tem tração traseira e dianteira. O carro é um sistema no qual cada subsistema interfere diretamente no rendimento do outro subsistema.
Portanto, finaliza Glauco, não se existe uma palavra definitiva sobre se o turbo, por si só, pode aumentar ou diminuir o consumo. O que se sabe é que ele aumenta a eficiência de queima do combustível, e consequentemente consegue extrair mais potência com o seu uso.