Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Sem categoria

Turbo elétrico

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, reduzir o tempo de resposta dos turbocompressores convencionais é uma tarefa que muitos já tentaram. A Audi está agora em fase final de desenvolvimento de uma nova ideia, o turbo elétrico, não para substituir os turbos normais, mas montado em série.

Glauco explica que o tempo de resposta do turbo é uma consequência da reduzida velocidade dos gases de escape, a baixas rotações, incapaz de fazer a turbina rodar suficientemente depressa para o compressor aumentar a pressão do ar de admissão. Para resolver a questão, a Audi montou um turbo elétrico entre a saída do intercooler e a entrada do compressor do turbo “normal.”

Segundo Glauco, este turbo elétrico não tem turbina: no seu lugar está um pequeno motor elétrico de 7 quilowatts, que acelera o seu compressor até ao valor estipulado de pressão máxima, em apenas 250 milésimos de segundo (à direita, na imagem). Deste modo, garante que o compressor principal recebe ar de admissão pré-comprimido, anulando o tempo de resposta a baixos regimes.

À medida que a rotação do motor aumenta, sobe a velocidade dos gases de escape e o turbo elétrico deixa de ser preciso. Por isso, existe uma válvula que o fecha, fazendo o ar circular diretamente do intercooler para o turbo convencional, através de um by-pass (à esquerda, na imagem).

Glauco destaca que a energia necessária para fazer mover o motor elétrico vem sobretudo da regeneração na desaceleração e na travagem, existindo para isso uma rede de 48 volts montada no automóvel e uma bateria de iões de lítio, colocada na mala.

A marca tem dois protótipos a circular com esta tecnologia. Um deles é um A6 3.0 TDI, com a versão de um só turbo, capaz de 326 cavalos e 650 newton-metros, disponível entre as 1500 e as 3500 rotações por minuto. O turbo elétrico entra em ação abaixo desse regime. O outro protótipo é um RS5 TDI, com a versão biturbo do mesmo motor, capaz de 385 cv e 750 Nm, entre as 1250 e as 2000 rpm.

Outra função do turbo elétrico é eliminar o tempo de resposta, a seguir a cada passagem de caixa. A Audi anuncia que, no A6 3.0 TDI, a recuperação 80–120 km/h, em sexta velocidade, baixa de 13,7 para 8,3 segundos.

Deixe um comentário

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts