De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o Turbocharged Direct Inject (TDI), desenvolvido pelo grupo Volkswagen, é um motor Turbo Diesel com intercooler e gerenciamento eletrônico. No Brasil, este motor está disponível apenas na Amarok 2.0 TDI, devido às leis que impedem o uso de motores Diesel em carros de passeio, mas na Europa e Estados Unidos estão presentes em grande parte linha, como no Jetta, Golf e Polo.
Glauco explica que o combustível é pulverizado diretamente na câmara de combustão e a capacidade de enchimento dos cilindros é otimizada pelo uso do turbocompressor e intercooler, que resfria o ar comprimido pela turbina, tornando-o mais denso, aumentando assim a eficiência de cada combustão.
Esse sistema aliado ao gerenciamento eletrônico dos motores TDI faz com que tenham mais torque disponível com menor consumo de combustível.
A Amarok Highline 163 cv, único veículo da Volkswagen no Brasil com motor TDI, conta com a tecnologia “Downsizing”, ou seja, diminui-se o tamanho do motor mantendo a potência e torque.
Eficiência do combustível
Segundo Glauco, o alto nível de eficiência da nova geração Volkswagen TDI tornou possível ter até 30% mais economia de combustível. Isso significa maior autonomia, ou seja, roda-se muito mais até que seja preciso parar em um posto para abastecer.
Meio ambiente
A ótima combustão proporcionada pelos motores TDI, além de gerar grande quantidade de torque em uma ampla faixa, tem menor emissão de gases que muitos carros movidos a gasolina e Diesel.
Com os avanços tecnológicos, o motor ganhou funcionamento suave e um processo de combustão silencioso, graças aos recursos utilizados na injeção. Poupando recursos naturais e diminuindo a poluição por fumaça e ruídos, o motor TDI pode ser considerado realmente limpo.
É diesel
Já se passou muito tempo daqueles dias em que os caminhões eram os únicos veículos que utilizavam Diesel, e a vantagem referia-se somente à economia de combustível. Mesmo tendo números de potência parecidos com os de motores a gasolina, o torque muito maior proporcionado pelo Diesel dá um desempenho superior aos veículos equipados com esse motor.
Então, têm-se motores potentes, silenciosos, com emissões mais limpas. A nova geração de modelos TDI da Volkswagen traz muito mais. E o melhor: com Diesel.
O diesel tem uma alta densidade de energia, o que significa que, quando queimado, libera aproximadamente 30% a mais de energia do que a gasolina. Ou seja, usa-se menos combustível para atingir o mesmo resultado;
O Diesel produz força em baixa rotação, resultando menos fricção e mais força, queimando menos combustível;
Devido a sua grande densidade (peso), menos combustível é perdido devido à evaporação;
O Diesel emite menos dióxido de carbono, o que faz com que seja ambientalmente mais amigável;
O Diesel emite menos monóxido de carbono, altamente tóxico para os seres humanos e animais;
O Diesel não é tão facilmente inflamável e, desta forma, é mais seguro em caso de acidentes.
Benefícios
Os motores TDI têm uma alta taxa de combustão, o que significa uma combustão mais completa;
Os motores à Diesel não têm borboleta que estrangulam a entrada do coletor de admissão e fazem com que o motor perca força para puxar o ar, ou seja, possuem baixa perda por bombeamento, o que significa menos perda de energia que pode ser utilizada para mover o veículo;
A injeção de combustível de alta pressão resulta na melhor atomização do combustível, que significa que a ignição acontece mais facilmente e com maior eficiência.