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Como Funciona o Supercharger?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Começando pelo básico, o supercharger, ou compressor, tem a mesma função do Turbo: empurrar mais ar para os cilindros, mas ele executa essa tarefa de maneira diferente, sendo o ponto chave, como ele é acionado.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, diferente do turbo que reaproveita os gases do escapamento, o compressor é ligado diretamente no motor, pela polia do virabrequim, no comando de válvulas, ou em qualquer lugar que o motor possa exercer força.

A explicação do seu funcionamento tem que ser feita analisando primeiramente o tipo de compressor.
A grande sacada na escolha do modelo é a eficiência térmica, a capacidade que ele tem de comprimir o ar sem gerar calor, porque ar quente não é legal para a mistura ar/combustível.
Como no turbo, também é possível usar um intercooler.

Deve-se ter em consideração a cilindrada do motor e uso do carro.

Vamos aos tipos, começando com:
Compressor centrífugo
Glauco diz que este modelo se assemelha a um turbo, mas com um lado só. O que seria o lado quente é ligado ao motor e faz girar o lado “frio” a velocidades em trono de 50.000 RPM (contra 250.000 RPM do turbo).

Tem boa eficiência térmica e precisa de baixo torque para funcionar. Costuma ser largamente utilizado, pois é leve e simples.

Além disso, pode ser montado em conjunto com um turbo.
Compressor Lysholm
Também chamado “de parafuso” ou “twin-screw” (do inglês: duplo parafuso), este compressor é bem comum e equipa, por exemplo, o Fiesta do vizinho.

Glauco explica que ele funciona com dois parafusos paralelos que sugam o ar e o comprimem para depois enviá-lo para o motor.

É o mais eficiente de todos, mas é caro, porque precisa ser feito com grande precisão para funcionar direito.
É um modelo bem comum, bastante usado em muscle cars, como o Mustang e o Camaro.
Foi inventado por Alf Lysholm em 1935.
Blower
Apesar de ser o menos eficiente, este é o compressor “bestafera”. Todo muscle car mal encarado e bruto precisa de um desses!

Imortalizado na infância de muitos, a minha, por exemplo, por causa do Pursuit Special, último dos Interceptors V8, a lenda, também conhecida como “carro do Mad Max”.

O blower, também conhecido como Roots, é o modelo mais antigo de todos. Foi inventado em 1860 pelos irmãos Philander e Francis Marion Roots para seus fornos industriais, from hell!

Ele funciona soprando ar para o motor (daí vem o termo blower, do inglês soprador), por meio de dois rotores. Interessante notar que, apesar de ser considerado um compressor, ele não comprime o ar, mas simplesmente o sopra. Falando de forma mais genérica, é um super-ventilador.

Segundo Glauco, este modelo funciona bem em carros de alta cilindrada, pois é capaz de deslocar grandes quantidades de ar.

Um bom exemplo do uso, além do carro do Mad Max, é nos dragsters Top Fuel, que usam imensos blowers. Para se ter noção da bestialidade da máquina, estima-se que são precisos 900 cavalos (não estou bêbado, é isso mesmo) para fazer o supercharger alcançar sua eficiência máxima.

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