De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o ecoturbo foi criado pensando na forma de se guiar um veículo turbo diesel, que muitas vezes precisa trabalhar em alto giro para obter máxima carga do turbo compressor. O Ecoturbo “enche” muito mais rápido que um turbo convencional não valvulado. O desenho inovador da carcaça da turbina e dos componentes do turbo aliados a ação da válvula “wastegate” e do refluxo na carcaça compressora faz com que o turbo esteja sempre cheio e preparado para pleno funcionamento possibilitando máxima eficiência em baixas rotações sem, entretanto provocar excesso de pressão.O veículo equipado com ecoturbo tem a durabilidade do conjunto motriz estendida por milhares de quilômetros, pois protege o motor de desgastes prematuros causados por altas temperaturas e regimes de elevadas rotações como os ocasionados por turbos convencionais.
Glauco explica que o ecoturbo extrai o máximo do torque do veículo em baixas rotações eliminando mais de 50% da fumaça preta derivada da queima incompleta do combustível, desta forma diminui o consumo e evita a formação de crostas de carbono na câmara de combustão.“Na estrada a confiabilidade do produto, tanto quanto a sua eficiência são quesitos importantíssimos para uma viagem tranquila e sem surpresas.
O ecoturbo traz benefícios muito superiores do que os turbos convencionais. Ele reduz as emissões, gera maior economia, mais torque e aumenta a vida útil do motor do caminhão. Outros benefícios que o ecoturbo entrega são muitas vezes não percebidos pelo público em geral, porém para um condutor que passa a maior parte do seu tempo na estrada, eles são muito gratificantes pois reduz o número de trocas de marcha, quer dizer, subir um “tope” com uma marcha mais longa sem perder rotação.
Chegar ao destino mais cedo e bem menos cansado para poder aproveitar com plenitude a família que o espera em casa. Isso tudo sem nenhum tipo de adaptação ao motor.”, diz Glauco.