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Turbo… Você ainda vai dirigir um!

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Não é necessário se imaginar em uma pista de corridas ou envolvido em um “racha” de carros “tunados”, para estar “pilotando “ um carro turbinado . Muito provavelmente você deve dirigi-lo em breve no seu dia a dia, indo buscar os filhos na escola ou simplesmente indo trabalhar.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as Turbinas ainda são vistas pela maioria dos consumidores como sinônimo de potencia, torque e carros esportivos pela forma que foi vendida no Brasil nos últimos anos, mas esta percepção tende a mudar nos próximos anos.

Passa despercebido aos olhos dos consumidores, mas hoje em dia praticamente todos os veículos à Diesel são turbinados, entre eles: Caminhões, Ônibus e caminhonetes. Nota-se que este tipo de veiculo não tem apelo esportivo ou mesmo inscrições em sua carroceria chamando atenção para o fato de ser equipado com um motor Turbinado. Afinal o que se procura nestes casos é exclusivamente a eficiência energética, a maior capacidade de torque e carga com menor consumo de combustível.

Glauco explica que a tecnologia das turbinas em motores veiculares nasceu, como toda nova tecnologia em veículos mais sofisticados , da mesma forma que a injeção eletrônica , a injeção direta , e embora a tecnologia das turbinas tenha sido patenteada em 1905, pelo engenheiro suíço Alfred Büchi, a primeira vez que foi aplicada em um veiculo de passeio foi em 1962 no Oldsmobile Jetfire. (historicamente não foi um grande sucesso de vendas).

A popularização das turbinas no mercado automotivo se iniciou quando do lançamento do Porsche 911 Turbo, já no final dos anos 60.

O primeiro veiculo de passeio, lançado no Brasil, de fábrica com um motor “Turbinado”, foi o Fiat Uno Turbo de 1,4 litro e 118cv, em 1994. Este veículo, como outros lançados no Brasil, tinham sempre um apelo esportivo e procuravam atrair um publico jovem, baseado na performance que o carro apresentava .
Segundo Glauco, até hoje somente onze modelos equipados com turbinas, entre FIATs , VWs e mais recentemente a BMW foram produzidos no Brasil (embora com motores importados). Outros modelos importados de diferentes fabricantes (Peugeot, Citroën e Renault – importados da Argentina , O Jetta , Novo Fusca , os SUVs da VW e o Fusion EcoBoost – Importados do Mexico ; e o Citroën DS3 Importado da França) estão disponíveis no mercado. Alguns destes modelos já abandonaram o apelo esportivo , focando na tecnologia a eficiência.

Ate o final dos anos 90, aqui no Brasil, não se correlacionava carros equipados com turbinas como sinônimos de motores eficientes. Em 1997 a VW lançou a versão turbinada do motor 1.0L em seu modelo GOL , visando aproveitar da isenção de impostos para motores pequenos (Os carros populares), e acabou por inaugurar o principio do Downsizing em nossa região (um motor pequeno com desempenho superior). Infelizmente a ideia inicial de se vender um carro 1.0L a preço popular com desempenho de um carro 1.6L foi desvirtuada mais uma vez dando ao modelo o apelo de carro esportivo, logicamente com o preço que beirava um veiculo equivalente com motor maior.

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