Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Sem categoria

Como funciona o sistema de turbo de um carro?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o sistema turbocompressor é uma máquina de ciclo de ar contendo duas partes: uma turbina e um compressor, ligados em um mesmo eixo.

Por uma turbina entende-se uma máquina que transforma energia térmica e mecânica em rotação em um eixo.

Entende-se por compressor uma máquina que, quando submetido à rotação, transforma esse energia em energia mecânica e térmica.

A seção quente do “turbo” do carro e ligado no escapamento, e a parte que vai admitir o ar fica aberta.

Segundo Glauco, o sistema turbocompressor de um carro funciona da seguinte maneira: temos uma máquina de fluxo de ar (o “turbo”) que recebe os gases quentes provenientes do escapamento do carro e, quando esses gases passam pela turbina, a mesma rotaciona.

Glauco explica que no mesmo eixo da turbina, existe um compressor conectado. Quando o compressor é rotacionado, ele converte essa energia térmica mecânica em ar comprimido para o motor. O resultado não é que temos somente mais ar, e sim temos o ar comprimido.

Entendendo como funciona um motor comum a pistão, se pressurizarmos o ar admitido, o motor vai ganhar potência, claro, pois aumentaremos a pressão na cabeça do pistão, teremos uma força maior aplicada no virabrequim e consequentemente uma força maior aplicada às rodas do veículo.

É importante em um sistema que utiliza-se de um turbocompressor que se use um filtro de boa qualidade, já que o turbo vai “puxar ar” pra valer!

A válvula que faz aquele chiado “tssssss” é uma válvula chamada Pop-off, que alivia a pressão dos gases do escapamento para o ambiente quando a pressão aumenta demais, pra proteger o sistema de uma situação perigosa. Pelo fato de aliviar para o ambiente, ela produz esse chiado “tssssss”.

Existe uma outra válvula chamada wastegate que, ao invés de purgar o ar pra fora da linha de exaustão, alivia esse excesso de pressão para a linha de exaustão, ou seja, o gás do escapamento retorna pro sistema de escape e não temos aquele “tsssssss”…

Deixe um comentário

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts