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8 dicas para dar vida longa e próspera para o seu turbo

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a lista de automóveis nacionais ou importados equipados com motor turbo é enorme. E está para voltar até para o segmento de acesso.

Quem comemora são os fabricantes de turbo, e ao consumidor um alerta ao adquirir um turboalimentado: nunca, jamais, deixe a troca de óleo do motor vencer, nem tampouco rode com o nível abaixo do mínimo. Glauco explica que os veículos turbo utilizam o óleo para lubrificar e resfriar o rotor da turbina, e por isso ele é tão importante. “Além do óleo, é importante que os filtros (óleo, combustível e ar) também sejam substituídos com frequência”, diz. “Em um veículo turbo, a qualidade da combustão é fundamental para a longevidade do componente”, afirma.

Glauco explica também que o mancal do turbo não conta com rolamento, e o que permite a turbina girar é uma fina camada de óleo. “O eixo fica suspenso em uma camada de óleo, e como ele gira muito rápido, a temperatura é elevada”, declara.

Toda essa importância para a qualidade do óleo lubrificante deve-se, principalmente, pela alta rotação do turbo, que, segundo Glauco, pode chegar a 300.000 rpm. “A essa velocidade, o aquecimento interno do turbo chega a 900°C, e por isso recomendamos sempre aguardar uns 90 segundos em marcha lenta antes de desligar o motor, para não interromper repentinamente a lubrificação”, diz.

Pelo mesmo motivo, os fabricantes também recomendam ir devagar ao dar a partida, pois com o motor ainda frio o óleo é muito viscoso, o que leva ao risco de lubrificação inadequada. O ideal é, segundo Glauco, iniciar a condução usando carga média ou baixa até que o motor aqueça, porém deve-se evitar deixar esquentar em ponto morto, pois a baixa pressão do óleo decorrente do funcionamento a baixas velocidades do motor, combinada com o óleo ainda viscoso, impõem um grande estresse aos mancais.

Já para veículos com start-stop (que desliga e liga o motor automaticamente em paradas), a dica de Glauco é desligar o sistema depois de trajetos a plena carga. “Logo depois de dirigir em uma rodovia, até mesmo um sinal vermelho no trânsito pode ter consequências dispendiosas”, explica ele. Parece complicado, mas tudo é uma questão de seguir o manual. E nunca complete o óleo, troque.

Dicas úteis

1) Realizar as trocas de óleo e filtros (óleo, ar e combustível) de acordo com a recomendação do manual do proprietário, assim como obedecer à risca o plano de revisões

2) Utilizar sempre o lubrificante especificado pela montadora

3) Ao dar a partida, rodar de forma econômica até o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, porém não esquentar o motor em marcha lenta

4) Ao desligar, aguardar 90 s antes de desligar o motor

5) Nunca completar o nível de óleo, mas, sim, trocá-lo

6) Ao trocar o óleo, trocar também o filtro

7) Filtros de ar, combustível, velas de ignição e cabos de velas também devem ser checados e substituídos de acordo com o manual de manutenção do veículo

8) Com Start-Stop, desligar o sistema ao dirigir em rodovias

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