O empresário Glauco Diniz Duarte diz que quando se fala em preparação logo lembramos dos carros turbos e dos carros aspirados, são os dois tipos mais comuns, mas no que consiste essas preparações?
Confira o que Glauco preparou pra você.
Aspirado
De acordo com Glauco, preparar um aspirado significa aumentar a capacidade de admissão da mistura ar-combustível do motor, através do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível, o modo mais comum de se fazer isso é utilizando carburadores, filtros e válvulas maiores, além dos comandos mais agressivos, que permitem um maior tempo da abertura das válvulas.
Segundo Glauco, o custo de uma preparação aspirado é menor do que o turbo quando o aumento da potencia é ate 30%. Mas a preparação aspirada tem o seu lado ruim, ela requer mais tempo e causa a diminuição no torque do carango, e em alguns casos prejudica a marcha-lenta, é bastante indicada para competições de arrancada, já que o carro é pouco utilizado em baixas rotações.
Turbo
Glauco explica que a preparação turbo consiste em instalar um coletor de escapamento junto a um turbocompressor, esse compressor é dividido em duas partes. A parte quente, acionada pelos gases do escapamento resultantes da queima, aciona a parte fria da turbina, que comprime a mistura ar-combustível dentro dos cilindros, gerando mais pressão no interior dele e consequentemente maior potência.
As vantagens mais notáveis na preparação turbo é no aumento do torque, já que na maioria dos aspirados ele é reduzido, o resultado da preparação é notado mais rápido do que na preparação de um aspirado, e é indicado principalmente para carros de baixa cilindradas como os 1.0, em carros comuns as pressões indicadas variam entre 0,4 a 0,7 bar, pressões acima disso são recomendadas para carros mais preparados, ou seja, que apresentem melhorias na estrutura do motor, ou carros de cilindrada mais elevada.