O empresário Glauco Diniz Duarte explica que o turbo é um componente que vai instalado na saída do coletor de escape e, basicamente, reaproveita os gases resultantes da queima do combustível. Os gases passam através do turbo compressor, que se utiliza da pressão e força dos mesmos para girar um rotor que comprime o ar para dentro do motor.
Segundo Glauco, o turbo nada mais é do que um compressor de ar, ele fornece maior quantidade de ar ao motor, fazendo com que o combustível seja queimado de maneira mais eficiente em virtude do maior volume de oxigênio na câmara de combustão.
Como quanto maior a quantidade de ar no cilindro, melhor a queima, muitos veículos possuem, também radiadores de intercooler, que têm por função resfriar o ar antes de comprimi-lo no cilindro. Quanto mais frio o ar, mais agrupadas permanecem as moléculas e, consequentemente, maior a concentração de oxigênio no mesmo espaço.
Atualmente a grande maioria dos veículos já vem equipada com turbo de fábrica. Os turbos são produtos muito sensíveis, portanto, necessitam de cuidados durante as manutenções, troca de óleo, filtros, etc.