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Válvulas do turbo: como funcionam as wastegates e blow offs?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o turbo é uma peça de engenharia automotiva muito complexa, que basicamente melhora o desempenho do motor. Ele aproveita os gases do escape, que são coletados e acabam girando a turbina em temperaturas muito altas. Após isso, o ar passa por uma entrada pequena, onde é resfriado e comprimido junto com o ar sugado pelo lado do compressor do turbo.
Esse processo, que vai do lado quente para o lado frio, sopra um ar resfriado e, portanto, mais rico para a mistura de queima do motor. Simples, não é? Aposto que você já sabia disso.

Ah, que alívio! É hora de falar das wastegates
Na metade quente do turbo, destaca Glauco, os gases chegam a temperaturas elevadas. Alto calor significa alta pressão, e é aí que as válvulas de alívio, ou wastegates, entram em cena. Ao atingir uma pressão pré-estabelecida no escape do turbo, a válvula de alívio se abre, deixando que parte do ar seja liberada. Ela pode ser interna ou externa, sendo muito importante para que o turbo não “estoure”.

O espirro do turbo tem prioridade
Depois de tudo isso, chegou a hora de falar sobre aquilo que você, amante de carros turbinados está esperando desde o começo, o espirro. Glauco diz que muita gente acha que esse barulho característico é causado pela válvula de alívio, mas na verdade ele é feito pelas válvulas de prioridade, mais conhecidas como Blow Off, ou até mesmo BOVs, para os íntimos.

Quando o motorista tira o pé do acelerador, a turbina continua girando, mas a borboleta do acelerador se fecha, o que acabaria por desacelerar a turbina que ocasiona a perda de potência. Utilizando a BOV, quando você para de acelerar uma solenoide ativa a válvula que libera o ar e faz aquele famoso espirro dos turbos.

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