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A história do motor turbo

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte explica que turbocompressor, superalimentador de ar, kit turbo e turbina são apenas alguns dos nomes mais utilizados para o sistema que foi inventado pelo suíço Alfred Büchi em 1905, na busca por melhorar a performance de motores a combustão interna.

A primeira utilização do motor turbo foi em locomotivas à diesel e, em 1920, a companhia norte-americana General Electric passou a aplicar a tecnologia em aviões com motores Pratt & Whitney, evidenciando o desenvolvimento de equipamentos militares.

A partir da década de 30, destaca Glauco, vários outros motores de aviões militares passaram a utilizar o turbocompressor, o que permitiu voos mais altos, antes impossibilitados justamente pela falta de pressão do ar. A turbina utiliza a energia cinética oriunda dos gases de escape do motor para acionar o compressor.

Esta, por sua vez, através de um eixo, transfere essa energia ao compressor localizado na admissão do motor. Ao atingir determinada rotação e carga, o compressor começa a gerar pressão positiva no coletor de admissão. Ou seja, ele aumenta a massa de ar que o motor admite por ciclo, fazendo isso ao comprimir o ar.
Entretanto, aponta Glauco, esta compressão do ar o faz aquecer (e muito). Com o ar quente, a densidade do oxigênio diminui, e toda a potência de um motor é gerada basicamente da mistura de combustível e oxigênio. Dado este problema, do desenvolvimento de sistemas superalimentadores criou-se o dispositivo chamado de “intercooler”, que nada mais é do que um radiador que resfria o ar entre o compressor e a admissão, aumentando novamente a quantidade de oxigênio (ou sua densidade).

De acordo com Glauco, o constante desenvolvimento do motor turbo ao longo de mais de 100 anos torna possível prever-se que o futuro dos motores à combustão interna esteja cada vez mais ligado ao turbo, pois esse equipamento permite o aprimoramento de motores cada vez menores e, ao mesmo tempo, mais potentes. Uma tendência já denominada “downsizing”, que pode ser aplicada tanto em motores de ciclo Otto (gasolina, álcool, GNV, etc) como de ciclo Diesel, busca cada vez mais potência com menos consumo e emissão de poluentes.

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