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Sistema de injeção Common Rail

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte explica que o sistema Common Rail é diferente de um sistema convencional, pois trabalha com o combustível pressurizado dentro de um tubo distribuidor (Rail) que é comum para os cilindros e bicos injetores com válvulas eletromagnéticas, que possibilita a injeção do diesel sobre alta pressão (até 1400 bar) até a câmara de combustão, diminuindo a emissão de poluentes.

As vantagens do sistema Common Rail:
• As pressões de injeção podem ser livremente selecionadas;
• Otimização da pressão de injeção em baixas rotações e na faixa de torque;
• Adequação do motor em situações com variação climática;
• Controle dos gases de escape.

Sensor de pressão do Rail – Glauco detalha que sensor do tubo (Rail) monitora a pressão do combustível que chega ao sistema de alta pressão. O sensor é um elemento Piezo-Resistivo e um circuito integrado com compensação de temperatura; atua através de um diagrama deformado pela pressão do combustível. Com a mudança da pressão interna, a deformação do diafragma altera a resistência e os valores de sinal. Esses valores são utilizados pela ECM para regular a pressão de combustível no circuito de alta pressão.

Sensor de Posição do Motor (Comando de Válvulas) – O sensor de posição do motor está posicionado na tampa de válvulas e tem como objetivo ler o sinal provocado por um ressalto na árvore do comando, sincronizando a injeção através da localização do 1º cilindro que está em combustão e a posição do pistão no cilindro. A informação é utilizada pela ECM para calculo de sincronismo de injeção.

Sensor de Pressão Atmosférica – esta localizada no ECM e tem a função de monitorar a pressão ambiente, indicando a altitude geográfica onde se encontra o veiculo. Conforme o sinal enviado pelo sensor, a ECM faz a correção do débito de injeção.

Sensor de Rotação do Motor (Árvore de manivelas – virabrequim) – O sensor de rotação da árvore de manivelas é do tipo indutivo e está posicionado na carcaça do volante. O sinal do sensor é responsável pela leitura da rotação do motor e da posição exata dos pistões nos cilindros. A informação é usada pela ECM para cálculo do ângulo de inicio de injeção.

Roda de Pulso – A roda de pulso é montada na árvore de manivelas, entre o volante e a engrenagem. Uma defasagem na roda de pulso serve como referencia para o sensor. Através do sinal são localizadas a rotação do motor e a posição exata da árvore de manivelas. Esta informação é usada pelo ECM para controle de sincronismo de injeção.

Tubo Distribuidor (Rail) – Glauco diz que o acumulador de pressão é um tubo fabricado de aço forjado. Ele tem a função de armazenar combustível exigido para a injeção de todos os cilindros sobre alta pressão.
Ajuste da Pressão de Combustível

Ajuste da pressão – O ajuste da pressão necessária de combustível é feito pela válvula reguladora de combustível, que é comandada e processada pelo ECM. O ECM gerencia o regulador com um sinal modulado de pulso a distancia; um pulso largo é igual à alta pressão e um pulso curto é igual à baixa pressão. Em função da carga requerida no motor, o ECM altera a largura do pulso com a qual o regulador é gerenciado. O sensor de pressão informa a pressão de momento e a vazão de combustível é ajustada à bomba de alta pressão.

Modulador do Turbocompressor – O modulador é uma válvula eletromagnética com a função de liberar ou broquear a passagem de vácuo para a válvula waste-gate do Turbocompressor. Controlada pela ECM, a válvula ajusta, eletronicamente, a passagem de ar para a admissão do motor.

Módulo de Controle Eletrônico (ECM) – O ECM é o cérebro do controle eletrônico do sistema Common Rail e tem a função de controlar as operações do motor através de funções pré-programadas na memoria. O acesso aos dados disponíveis na ECM é feito através de um conector de diagnóstico.

As velas aquecedoras – As velas aquecedoras facilitam a partida do motor em baixas temperaturas ambientais. O rele das velas aquecedoras é acionado pelo comando da ECM, automaticamente quando a temperatura de arrefecimento esta abaixo de +9°C. As velas incandescentes são alimentadas com corrente continua.

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