Os motores estão diminuindo de tamanho. A indústria automobilística tem investido no aprimoramento da motorização e a redução é sinônimo de tecnologia e menos emissão de poluentes. O processo recebe o nome de downsizing e diz respeito à redução no tamanho do motor, sem prejudicar seu desempenho, analisa o empresário Glauco Diniz Duarte.
Glauco, esclarece sobre o termo. “Trata-se do desenvolvimento de motores de pequeno porte e cilindrada para a substituição de motores de maior porte e cilindrada, através do uso de tecnologias avançadas”.
Ainda segundo Glauco, esses motores são capazes de alcançar nível de potência e torque equivalente aos dos motores antigos de maior porte e cilindrada, com redução de consumo e emissões de poluentes. “Um bom exemplo são os atuais motores modernos de 1.0 a 1.4, de três cilindros”.
No Brasil, de acordo Glauco, esse fenômeno já existe há algum tempo. “Isso se deu por meio de leis e incentivos na fabricação de carros populares em cerca de 60% da frota nacional. No mundo, há estudos que, em meados de 2018, motores a gasolina estarão com motor entre 1L e 1.4L”.
O ganho de potência, segundo Glauco, se dá através do turbo ou compressor, quando diminuímos o motor. “O turbo compressor é acionado pelos gases de escapamento, e o compressor é acionado por uma correia ligada ao eixo do motor. O turbo compressor só funciona a partir de uma determinada velocidade. Mesmo que não use toda a potencia, ele otimiza o uso”.
O downsizing é uma tendência dos motores que passam a agregar todas as tecnologias, usando materiais nobres como alumínio e plástico (na composição de partes do motor), tornando-os mais compactos e eficientes. Quando se reduz o motor, ele passa a consumir menos combustível e automaticamente reduz a emissão de poluentes.