De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o turbocompressor é essencialmente uma turbina a gás, girando a mais de 300.000 rpm. Ao comprimir um grande volume de ar ambiente para a combustão, faz com que o motor do veículo funcione de modo mais limpo e mais eficiente.
Glauco explica que a carcaça do turbocompressor de escape lateral deve ser capaz de operar em temperaturas que variam de 850 para mais de 1.300 graus Celsius (1560 a 2370 graus Fahrenheit). Os materiais resistentes ao calor e outras tecnologias, tais como a aerodinâmica, a dinâmica do rotor e os procedimentos de teste, não são diferentes daqueles utilizados na indústria aeroespacial.
A turbocompressão é um fator essencial para o aumento da potência do veículo ou, em outras palavras, para obter uma maior resposta de desempenho dos motores menores. Devido ao aumento da demanda por motores menores e mais eficientes, cerca de 85% de todos os novos veículos leves na Europa muito provavelmente terão turbocompressores em 2020.