De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, existem dois tipos principais de supercompressores definidos de acordo com o método de compressão: descarga positiva e compressores dinâmicos.
Segundo Glauco, o primeiro entrega um nível relativamente constante de acréscimo de pressão em todas as velocidades do motor (RPM), enquanto o último acrescenta pressão de acordo com a velocidade do motor.
Compressor centrífugo
Glauco explica que o compressor centrífugo é similar a um turbo, só que sem a “carcaça quente”, essa parte é ligada ao motor por meio de uma polia, a rotação do motor faz girar o lado “frio” (o lado do compressor) a uma velocidades em trono de 50.000 RPM (contra 250.000 RPM do turbo).
Compressor Lysholm
O compressor Lysholm, também conhecido com “compressor de parafuso” ou “twin-screw” (do inglês: duplo parafuso),foi inventado em 1935 por Alf Lysholm, este é o tipo mais comum e eficiente de supercompressores, no entanto o mais caro, esse modelo equipa modelos como o Jeep Grand Cherokee, Ford mustang, chevrolet camaro entre outros. o funcionamento desse mecanismos é simples, o compressor funciona com dois parafusos paralelos que sugam o ar e o comprimem para depois o envia para o motor.
Blower
O blower, também conhecido como Roots, é o modelo mais antigo de todos, ele foi inventado em 1860 pelos irmãos roots (Philander e Francis Marion Roots). O nome blower (em português: soprador) faz referencia ao seu funcionamento, ele funciona soprando ar para o motor por meio de dois rotores, mas não comprimindo por isso ele é considerado o modelo menos eficiente.