Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Sem categoria

Carros tunados: saiba como personalizar seu veículo e deixá-lo “envenenado”

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a tunagem nos carros está cada vez mais popular no Brasil. Quais seriam os motivos? Existem várias teorias que vão desde a influência dos filmes de ação, como “Velozes e Furiosos”, “Identidade Bourne” e “60 segundos”, até a afirmação de que se trata de um verdadeiro estilo de vida – conheça os carros mais incríveis do Salão de NY. De qualquer modo, esta nova forma de estilizar o “possante” começa a ganhar muitos representantes no Brasil.

Vontades à parte, destaca Glauco, os brasileiros ainda encontram dificuldades no processo de “tunagem”: o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os carros fabricados no Brasil não podem ser fabricados com o motor exposto, suspensão hidráulica ou com portas que abrem para cima. Mesmo assim, alguns estados já estão reavaliando estas regras e talvez no futuro possam ser encontrados carros modificados no trânsito.

Motor envenenado – Glauco diz que acoplados no motor do carro, os turbocompressores estimulam um arranque superveloz. Para quem pretende dar um ar mais moderno, é possível modificar o capô com os “scoops”, que são as aberturas na parte frontal do veículo que têm a capacidade de refrigerar o motor.

Luzes da Ribalta – Existem várias possibilidades quando se pensa nas mudanças dos faróis, como por exemplo: a inserção de lâmpadas que produção uma iluminação azulada ou amarelada. Outros recursos também são bastante usados, como no caso do angel eye – ao redor do farol é fixado um aro de LED colorido, que dá um visual bem moderno ao carro. Aviso: para quem pretende colocar os faróis xenon, pois são mais potentes e brilhantes, precisam estar cientes que estes são proibidos no Conselho Nacional de Trânsito e são apenas aceitos se vierem da fábrica.

Vestido para conquistar as ruas – Os amantes da tunagem sabem que o que está na moda é colocar peças de stock car para dar um ar bem mais esportivo.

Lateral: As “saias” laterais dão um ar mais arrojado no carro e melhoram o desempenho nas curvas.
Traseira: Na traseira é instalada um aerofólio com a aparência de asa de avião ao contrário, com a função de diminuir as turbulências causadas pelo vento.

Frontal: Para fechar com chave de ouro, a modificação mais usada na frente do carro é a instalação de um spoiler, que também diminui os obstáculos causados pelo ar no desenvolvimento do carro. Além, é claro de tornar o visual bem mais interessante.

O céu não tem limites – No interior do veículo tudo é possível, aqui o mais importante é deixar a imaginação te levar. Se quiser transformá-lo num carro de corrida, modifiquecando o painel e o volante; paraou dar um visual mais anos 1950, usecom referências do começo do Rock’n’Roll; aproveite este momento para mostrar o seu toque mais pessoal no carro. Também existe a escolha de modificar os bancos e transformar tudo num grande lounge. As fronteiras são comandadas só pela sua imaginação.

Pneus personalizados – Após todas as possibilidades de transformações apresentadas, não podemos esquecer dos pneus – que ganharam novo selo de eficiência. Durante o processo de tunagem, pense em dar um ar mais esportivo, com pneus de tamanhos grandes (28 mm de largura).

Toque final – Este é o ponto que dará a personalidade. Depois de todas as reformas feitas, pense em algo que seja “a sua cara”. Alguns mecânicos usam a técnica da aerografia, que são pinturas feitas com jatos de tintas, e tornarão o carro “a cara do dono”. Outro ponto importante na tunagem é o rebaixamento, mas é preciso ter muito cuidado com a suspensão para não prejudicar os pneus. Não vale recorrer à suspensão hidráulica, que faz o carro “pular”, pois é proibida no Brasil. É importante frisar que todas as técnicas relacionadas a tunagem por aqui precisam ter o caráter, extremamente, estético.

Deixe um comentário

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts