A busca por motores de maior potência, maior torque, e melhor eficiência sempre foi perseguida por todos os fabricantes de automóveis. Alguns procurando ou focando mais em uma coisa e outros em outra. Entretanto cada fabricante acaba seguindo por uma solução tecnológica e em alguns casos a fixação por uma dessas soluções não é a mais bem sucedida.
Incrementando a eficiência e a potência
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a mais importante variável que determina a capacidade de geração de potência de um motor é a massa de mistura admitida por ele por unidade de tempo. Nos motores de aspiração natural, a quantidade máxima de mistura admitida pelo motor é fixa e definida pela sua eficiência volumétrica para cada ponto de operação (rpm). Além disto, as perdas de carga no coletor de admissão dificulta manter alta eficiência volumétrica para uma grande faixa de utilização. (Este problema hoje é minimizado através de comando de válvula e coletores variáveis).
Glauco explica que nos motores sobrealimentados pode-se alterar a quantidade de mistura admitida no motor muito acima de sua eficiência volumétrica máxima e manter esta situação sob diferentes condições de densidade atmosférica. A função de um turbocompressor ou de um compressor é aumentar a densidade da mistura admitida e por consequência a massa de mistura admitida pelo motor.
Os turbocompressores e/ou compressores aumentam a potência de um motor através de indução de pressão positiva no coletor de admissão. Desta forma, não só a massa de mistura admitida é maior, mas também é aumentada a taxa de compressão dinâmica do motor.
Além de maior potência comparado a um motor de mesmo tamanho e construção, os motores sobre-alimentados têm a vantagem de ter uma maior faixa de alta eficiência volumétrica.
Segundo Glauco, outra vantagem comparativa é que por conta a utilização de motores menores sobre-alimentados (menos atritos, peso etc) com a mesma potência de motores maiores aspirados traz ganhos de consumo de combustível em condições de utilização em baixa carga, além de obter vantagens dinâmicas devido ao menor peso específico por cavalo vapor gerado.
Além de eficiência os motores sobre-alimentados ainda têm a vantagem de estabilidade de performance sob diferentes condições ambientais.
A grande superioridade dos turboalimentados reside na conservação da potência qualquer que seja a altitude em que o veículo trafega, ao contrário dos motores de aspiração normal, ou atmosférica. A cada 100 metros de altitude, a perda de potência é de cerca de 1%. Assim, os automóveis que circulam na capital paulista, situada a 800 metros acima do nível do mar, desenvolvem potência 8% menor que ao nível do mar. Mas não os Turbo Alimentados. Afinal, foi para os aviões que o turbocompressor foi inventado, permitindo-lhes voar bem mais alto e rápido.