
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, não é mais preciso comprar um carro superpotente e gastador para ter desempenho e performance. Uma nova geração de motores turbo está possibilitando uma combinação que até pouco tempo parecia impossível: potência com economia. Eles são menores, mais leves e emitem menos gases poluentes. Quem ganha é o motorista que gosta de dirigir com esportividade.
Tendência mundial, a redução do tamanho dos motores dos carros foi batizada nos Estados Unidos de Downsizing. Menor, porém sem perder em desempenho. Assim, carros grandes podem ter máquinas pequenas e potentes. E quem mais embarcou nessa onda foram os utilitários esportivos.
Segundo Glauco, essa tendência pode ser vista no motor Turbo THP do novo Peugeot 2008, por exemplo. É o primeiro turbo flex da empresa, mas vem sem a necessidade de tanquinho auxiliar de gasolina. Com potência de 173cv e 24,5kgfm de torque, chega a 100km/h em 7,8 segundos e atinge 211 km/h de velocidade máxima, números que o colocam na posição de mais potente da categoria. Privilegia a esportividade porque é associado a uma caixa manual de seis marchas.
Mesmo com toda essa potência, o Turbo THP ganhou etiqueta “A” no INMETRO, a melhor classificação com relação à economia de combustível. O motorista pode ter ainda uma condução mais econômica com a ajuda do indicador de troca de marcha no painel digital, conhecido por GSI (Gear Shift Indicator), uma vez que trocar de marcha na hora certa privilegia o consumo. O GSI está em todas versões com câmbio manual.