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Turbocompressores: entendendo o básico sobre seu funcionamento

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, quando a válvula de escape abre há uma expansão imediata dos gases percorrendo os dutos. E são esses gases carregados de energia não aproveitada pelos pistões que movem o rotor da turbina (que alguns chamam de caixa quente). E este move o rotor do compressor (também chamado de caixa fria). Segundo Glauco, quanto maior a velocidade do compressor maior será a pressão de saída do ar. Porém o conjunto rotativo não “descola” assim que o motor começa a operar. É necessário um fluxo mínimo para que isso aconteça, e diversos fatores influenciam esse valor de fluxo mínimo.

O primeiro fator que vamos abordar é o atrito. Dentre as partes rotativas, o eixo é a que sofre maior atrito. Pois é ele quem suporta a carga das outras partes móveis. Ele gira apoiado sobre mancais. Os modelos mais antigos de turbo usam mancais de deslizamento, em geral são montados em conjunto de três (dois mancais de deslizamento e um de escora) e são feitos em uma liga de bronze. Eles recebem esse nome devido ao modo de operação, onde o eixo desliza sobre um filme de óleo formado sobre os mancais. Essa configuração gera um atrito significativo, principalmente durante o arranque dos rotores, o que significa um maior tempo despool.

Glauco diz que diminuir o lag é sempre um dos desafios para os turbos. E reduzir o atrito é um dos caminhos para o sucesso. Sabendo disso os fabricantes desenvolveram uma nova tecnologia de mancais, chamados de mancais de rolamentos. Estes consistem de um par de rolamentos angulares montados no mesmo cartucho. Por serem angulares os rolamentos dispensam o mancal de escora para conter o passeio axial. Essa característica é importante pelo fato do mancal de escora ser um dos elos mais frágeis em qualquer máquina. Outro fator que traz vantagens num mancal de rolamentos é a necessidade de um menor volume de óleo, isso reduz os riscos de vazamento nos selos e coqueamento do lubrificante.

Essas não são as vantagens mais importantes dos mancais de rolamento, pois mancais de escora podem ser fabricados com materiais e dimensões mais robustas. A grande sacada nesse caso é a redução da área de contato e consequentemente do atrito. Sendo assim, se tivermos dois turbos com geometria igual, porém equipados com mancais diferentes, aquele equipado com mancais de rolamento terá um lag menor.
Porém não há só vantagens quando falamos de dos ball bearings. Este tipo de mancal sofre aquecimento severo quando opera em altas velocidades. Como sabemos a velocidade do rotor tem relação direta com a pressão produzida. Ou seja, quando você quiser colocar seu turbão para operar nos “treizkilimei nu busti” tenha atenção ao limite de velocidade recomendado. Pois em casos mais graves os mancais podem travar e causar uma falha catastrófica do turbocompressor.

Acabamos de falar sobre o aquecimento por excesso de velocidade, mas essa não é a única e muito menos a principal fonte de aquecimento para o turbo. O calor que vem do sistema de escape, e consequentemente da turbina, é o maior causador de problemas para o conjunto central.

Segundo Glauco, enquanto o turbo está operando o óleo que lubrifica também refrigera os mancais e eixo. Mas quando o motor para, o calor é conduzido para as zonas mais frias. Então a temperatura da carcaça central se eleva, e o filme de óleo residual começa a formar depósitos de coque. Se esse ciclo se repetir constantemente ou se abusos maiores acontecerem (como dar aquele rolé maroto na madruga e logo depois de parar o carro desligar o motor) o turbo provavelmente terá uma falha catastrófica e encontraremos um eixo azulado, mancais fundidos e coque.

Para proteger o conjunto central desses riscos os fabricantes desenvolveram um novo modelo de carcaça central. Ela contém uma câmara para circulação de água. Esta opera como sistema de refrigeração auxiliar durante a operação do motor, mas a grande sacada acontece quando este para. Pois, a água pela sua grande capacitância térmica mantém todo o conjunto central em uma faixa segura de temperaturas. Esse sistema pede atenção para que funcione corretamente após a parada do motor.

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