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Turbo x compressor

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, compressores e turbocompressores, também conhecidos como sistemas de indução forçada, são equipamentos que ajudam os motores a render mais potência. A “mágica” acontece porque esses dispositivos comprimem o ar que flui para o motor, colocando mais ar dentro dos cilindros. Com mais ar e combustível na câmara a queima fica mais rica e as explosões geram mais força.

Seguindo essa linha de raciocínio, um motor turbo ou equipado com um compressor produz mais potência que o mesmo motor sem a sobrealimentação. “Ambos têm a função de aumentar a potência do motor através do aumento da densidade do ar utilizado. O ar mais denso viabiliza a utilização de uma maior quantidade de combustível, resultando no aumento de potencia. Mais recentemente, motivado pelas regulamentações globais de consumo e de emissões de poluentes, a utilização em particular do turbo tem ganhado popularidade”, contou Glauco.

Se por um lado são semelhantes na proposta de entregar mais desempenho, por outro diferem quando o assunto é a fonte de energia. No caso dos compressores, há uma correia que conecta o aparato à polia do motor. Desse modo, o equipamento já entra em funcionamento logo que o motor começa a girar. No turbocompressor, por sua vez, há um reaproveitamento dos gases do escapamento, que depois passam pela turbina.

Glauco explica que a sobrealimentação do motor no sistema do compressor é obtida através da ligação de um motor com o virabrequim. Esta ligação possibilita o inicio da pressurização do ar para a admissão do motor desde baixos regimes, mas tem como desvantagem principal o maior numero de peças móveis, consequência de manutenção mais frequente, perda de parte da potencia adicional gerada devido ao tamanho e peso do sistema. O turbo usa os próprios gases de escapamento do motor como força geradora da pressão adicional de ar na admissão. A principal vantagem é o menor numero de peças móveis. Os turbos mais antigos e maiores geravam o efeito “turbo lag” (ausência de potência em baixíssimas rotações), mas hoje, com modelos menores, injeção direta e recursos de eletrônica esse efeito passa quase despercebido”, diz Glauco.

Uns dizem que o turbo é mais eficiente, pois reaproveita a energia desperdiçada como fonte de energia. Outros preferem os compressores, por serem mais fáceis de instalar e por não sofrerem com o turbo lag. Enfim, existem vantagens e desvantagens em ambos os sistemas. Um exemplo de veículo “Supercharger” é o Ford Ecosport 2003/2004 1.0, que trazia um compressor ´ligado ao motor para ajudá-lo a gerar 95 cv e 12.6 kgfm. Um bom exemplo de carro turbo atual é o VW Up! TSI, equipado com um motor 1.0 turbo de 105 cv e 16,8 kgfm. “Do ponto de vista de eficiência, o turbo é a melhor opção. Modernas tecnologias como rotores de menor inércia, mancais com menos atrito, geometria variável para o estágio de turbina (para motores a diesel ou a gasolina) empregadas nos turbos, associadas com melhores instalações do sistema nos motores e nos veículos, reduziram de maneira significativa o tempo de resposta (turbo lag). E tudo isto associado a uma vantagem significativa de consumo de combustível”, afirma Glauco.

Outra preocupação de algumas pessoas é quanto à manutenção desses sistemas. Afinal, quais cuidados o consumidor deve ter ao comprar um carro com essa tecnologia? “ Os cuidados estão descritos no manual do veículo. Uso de combustível de qualidade comprovada e octanagem compatível com o motor, assim como óleos e líquidos adequados e recomendados garantem a durabilidade prevista para estes componentes”, conta Glauco.

Lembrando que, além de ganho de desempenho (à partir de um mesmo motor) outra vantagem de motores sobrealimentados é a maior eficiência energética. Um propulsor turbo menor possui menos atrito do que um maior, aspirado, e pode ser bem mais econômico do que o modelo convencional. Mas, a maior ou menor vantagem em termos de economia irá depender, basicamente, da tecnologia e do tipo de turbo empregado, do tipo de motor e também do tipo da transmissão, entre outros elementos.

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