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Supercharger vs Bi-Turbo

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as duas preparações citadas são métodos diferentes de se forçar a entrada de ar para dentro do motor garantindo assim mais oxigênio para a queima, é claro que você precisará de mais combustível para esta queima, mas você também terá maior potência do que no seu motor original.

Turbo ou Bi-Turbo
Segundo Glauco este é um tipo de preparação é muito comum aqui no Brasil em carros de motor 4 e 6 cilindros. O turbo ou Bi-turbo consiste em uma ou duas turbinas que são movimentados pelo ar que sai do escapamento. Cada uma dessas turbinas coleta o ar do ambiente e forçam sua entrada no motor. Como as turbinas são movimentadas pelo ar do escapamento não existe perda de energia pelo motor. Em carros turbo, a potência das turbinas não é sentida em baixas rotações o carro se comporta quase que como o original, mas entra com toda a força quando se atinge um determinado giro que varia de acordo com o tipo de preparação turbo utilizada e se mantém até o limite de giro do motor. Como o turbo entrega a potência abruptamente, geralmente é necessário reforçar a parte interna do motor colocando-se peças forjadas.

Supercharger
Glauco diz que este tipo de preparação é mais comum nos EUA. O supercharger é um compressor que é movimentado por uma correia ligada à polia do virabrequim, por tanto, rouba um pouco de energia do motor. Em compensação a potência adicional pode ser sentida desde a virada da chave ao ligar o motor, sendo progressiva até se atingir o limite de giro do motor quando se atinge o maior nível de pressão. A pressão pode ser regulada aumentando ou diminuindo-se o tamanho da polia localizada na turbina. Externamente, tanto a turbina do turbo como o compressor do supercharger são muito parecidos, ambas assemelhando-se a um caracol.

Glauco explica que o Supercharger que pode atingir potências quase tão altas quanto o turbo, mas como o turbo entrega de uma só vez a potência e ela geralmente é entregue na faixa dos 3 a 4 mil giros. Como o supercharger é gradual a chance de patinar é bem menor e no caso de arrancada você terá mais potência que um motor turbo no momento da saída.

A instalação dos dois equipamentos é bem distinta, pois enquanto o Supercharger vem em kit pronto e não requer muitas adaptações, o Turbo precisa ser praticamente construído e muitas vezes é necessário por exemplo, jogar a bateria para o porta-malas de forma a liberar espaço para a colocação de uma das turbinas, sem contar o tempo de instalação que do supercharger em uma semana você já estará rodando com seu carro, já o Turbo ou Bi-Turbo serão meses de espera e dependendo o preparador, mais de 1 ano.

Quando o assunto é preço, destaca Glauco, o Turbo pode ser bem mais barato que o Supercharger quando utilizando-se uma única turbina, estima-se que o preço fique por volta de 7000 mil reais (uma turbina) mas a pontência extraída também será menor. Já o Supercharger, como o kit tem que ser importado o custo vai para a casa dos 15 a 20 mil reais. O custo do bi-turbo não foi levantado, mas deve ficar o mesmo preço ou até mais caro que o supercharger. Estes preços são os que temos ouvido falar e não se trata de nenhuma oficina em específico.

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