Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Sem categoria

Por que o balanceamento é tão importante no recondicionamento de turbos

Glauco Diniz Duarte

O empresário e presidente da Turbo Brasil, Glauco Diniz Duarte, diz que sempre é questionado do por que o balanceamento é tão importante no recondicionamento de turbos. A resposta se torna clara se considerarmos que turbocompressores trabalham em rotações entre 180.000 a 250.000 rpm – ao passo que alguns turbos muito pequenos chegam a atingir velocidades de até 300.000 rpm.

Segundo Glauco, nestas rotações, mesmo os menores desbalanceamentos geram vibrações consideráveis, as quais se manifestam através de fortes ruídos e causam um grande estresse nos rolamentos. E a tolerância permitida é somente alguns milésimos de gramas, o que torna necessário medidas sofisticadas para o reparo de turbos com alta qualidade, de forma a assegurar uma operação suave e uma longa vida útil.

Para este propósito, e em um primeiro passo, os componentes individuais e o rotor pré-montado são balanceados de forma criteriosa em baixa rotação em uma máquina TBcomfort. Isso faz com que o desbalanceamento inicial seja significativamente reduzido e é a base para o próximo passo – o balanceamento do conjunto rotativo em uma TBsonio. Sem o balanceamento preliminar, muitas vezes é impossível de conseguir trazer o conjunto rotativo para a tolerância. E o que é pior: os rolamentos podem ser danificados durante o balanceamento.

O conjunto rotativo pré-balanceado é então balanceado em uma TBsonio quase que em sua rotação de trabalho e sob condições realistas de operação. Após a correção e a corrida de controle, ele se encontra pronto para mais uma longa vida de trabalho em condições extremas.

Deixe um comentário

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts