GLAUCO DINIZ DUARTE – Energia solar para sua casa, empresa ou indústria
Energia solar: para sua casa, empresa ou indústria. As energias renováveis estão ganhando espaço nos comércios, trazendo uma realidade sustentável e econômica aos consumidores. A produção fotovoltaica cresceu 70% em todo o mundo em dois anos e o objetivo é atingir 23% em participação de fontes renováveis na matriz energética até 2030 no Brasil.
Os painéis fotovoltaicos podem produzir até 100% da energia exigida pela unidade consumidora e se o consumo for menor do que a energia gerada, pode ser entregue à companhia de luz e utilizada posteriormente em forma de crédito na conta de luz. A economia pode ser de até 95% nas faturas.
A Quantum Engenharia, catarinense especialista em instalações fotovoltaicas tem percebido o aumento na procura por essas instalações, tanto que registrou incremento de 580% em vendas de sistemas de energia solar distribuída em 2017. Para o presidente da empresa, Gilberto Vieira Filho, este tipo de facilidade é essencial para quem busca alternativas limpas de energia, além de gastar menos. “Temos no Brasil um enorme potencial para geração de energia solar, considerando a incidência solar do país. Com a facilidade do financiamento, muitas pessoas terão acesso a esta tecnologia, economizando consideravelmente e contribuindo para o meio ambiente”, ressalta.
De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar já somam mais 200 MW de potência instalada no Brasil. O crescimento deste segmento no país reflete em bons resultados econômicos e socioambientais. Desde 2012, que a Aneel estabeleceu condições gerais para o acesso deste segmento aos sistemas de distribuição e compensação de energia elétrica, os consumidores dos setores de comércio e serviços passaram a liderar o uso da energia solar fotovoltaica, com 43,1% da potência instalada no País, segundo levantamento da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Seguindo esta tendência, o centro de distribuição de verduras Irmãos Schmitt, de Biguaçu, investiu na energia solar. O projeto executado pela Quantum Engenharia, conta com 297 painéis fotovoltaicos, poupando cerca de R$5 mil por mês nas faturas de luz, com geração de 97.840 kWh/mês.
Financiamento
A parceria firmada entre a Quantum Engenharia e cooperativas de crédito, bem como com o BADESC, está tornando mais fácil a aquisição de equipamentos e tecnologia para captação de energia solar. O Crédito Energia Solar está disponível para cooperados e não cooperados do Estado de Santa Catarina, que terão a opção de quitar o valor em até 96 meses.
O financiamento torna ainda mais atrativa a instalação de alternativas para a produção de energias limpas e sustentáveis, como o caso da solar. O proprietário de uma academia em São José, Diego Gil Matos, foi um dos primeiros a adquirir o financiamento. O sistema de energia solar produz até 40% do total consumido atualmente no estabelecimento e a economia chega a R$700,00 mensais. “Quando fiquei sabendo da linha de crédito não tive dúvidas, o investimento foi acessível, ainda mais por conta das taxas diferenciadas. Nossa intenção é investir cada vez mais, completando 100% do nosso consumo”, afirma.
O payback – tempo necessário para pagar o investimento com a economia de energia, é em torno de cinco anos. Os painéis fotovoltaicos possuem manutenção mínima, o que reduz os custos para manter o equipamento. Além de não emitir poluentes para o meio ambiente e contribuir com o crescimento de cidades mais sustentáveis.