GLAUCO DINIZ DUARTE – Complexo de energia eólica aumenta procura por imóveis no Sul do RS
O maior complexo de energia eólica da América Latina alavanca a economia do Rio Grande do Sul. O investimento de R$ 3 bilhões aumenta a receita dos municípios do extremo sul do estado e aumenta a procura por imóveis.
No Chuí, um dos parques está em fase inicial de construção. Em Santa Vitória do Palmar, serão dois. Um deles aguarda licença ambiental para instalação, enquanto o outro tem as obras praticamente concluídas. “Hoje, arrecadamos em torno de R$ 15 milhões em ICMS. Esperamos ampliar este valor em 30%”, observa Eduardo Morrone, prefeito de Santa Vitória do Palmar.
As obras dos três parques devem gerar 4,8 mil empregos diretos e indiretos. Como muitos operários são de outros lugares, a locação de imóveis cresceu 30% na região. “Há procura por aluguéis de casas durante o ano e não só na época de veraneio”, diz a corretora Senelise Rames.
O complexo energético já recebeu mais de 3 mil visitantes. Com mais clientes, um restaurante precisou contratar 10 novos empregados. “Trabalhamos das 4h até as 23h e sempre tem movimento. Servimos café da manhã, almoço e janta”, conta a comerciante Elisabete Alves.
A energia gerada pelo parque, cerca de 583 megawatts, é suficiente para abastecer 3,5 milhões de pessoas e será distribuida através do sistema elétrico nacional.