GLAUCO DINIZ DUARTE – Energia solar em todos os lugares
Pense num país quente, onde o sol brilha o ano inteiro e que, um belo dia, dá-se conta de que tem justamente nessa luminosidade uma fonte de energia limpa, inesgotável e cada vez mais barata.Mesmo possuindo grandes reservas de petróleo, esse país resolve apostar pesado na energia solar, que ignorou solenemente durante anos. Já adivinhou que país é esse? Isso mesmo: bem-vindo à Arábia Saudita1.
O Brasil, que tem um grande potencial solar, mas…
É um país tropical úmido e por isso o tempo é mais nublado, chove pra caramba na Amazônia; onde é mais seco, na Região Nordeste – faz mais sol, e tem anos que chove muito. Nas outras Regiões Sul e Sudeste dá para juntar água em reservatórios de tanto que chove. Mesmo assim é muita energia, você duvida?
Geração de energia solar – o Brasil já é uma potência
A energia heliotérmica, aquela que já conhecemos para banhos quentes, é uma realidade. O país produz 7,71 GWth (gigawatts térmicos)2, que nos leva a 5ª posição em produção de energia solar, quase tudo instalado pela iniciativa privada.
1º China – 289,52 GWth , fotovoltaica
2º EUA – 17,1 GWth, fotovoltaica
3º Alemanha – 12,8 GWth , fotovoltaica
4º Turquia – 12,73 GWth, heliotérmica
Quanta luz solar o Brasil tem comparando com estes países?
Muito mais do que a maior parte dos brasileiros acredita. O local menos luminoso do Brasil que aparece em verde com menos de 1.500 kWh/m2 tem mais energia que as áreas mais luminosas da Alemanha, com 1.200 kWh/m2. O que aparece no Brasil em verde é amarelo nos EUA, na China e na Turquia.
A hora de aumentar a produção de energia renovável e limpa.
Agora que a tecnologia permite aproveitar esta energia tanto para aquecimento direto, através de placas solares como para geração de energia elétrica com células fotovoltaicas. O preço das placas para geração direta de energia elétrica a partir da luz solar caiu 95% desde 1977
Kits de ar condicionado e placas solares para residências chegam ao mercado.7, mas não estão disponíveis no Brasil até o momento. Para fins industriais, já possível montar uma planta para gerar frio, inclusive usando o calor do sol como fonte para o compressor.
Geração de energia Elétrica para a Rede de Distribuição
Está chegando ao país a geração heliotérmica, que concentra a luz com espelhos e pode gerar energia para a rede de distribuição na rede, além de projetos piloto com placas fotovoltaicas.8
Para todas estas formas é preciso ter sol e não precisamos nos preocupar, ou não?
Sim e não.
A realidade solar no Brasil
Mesmo a parte mais seca do sertão nordestino é conhecida como semi-árido, e não é um deserto. As nuvens passam por lá o tempo todo. O céu azul anil é mais comum no Sudeste e no Centro-Oeste, durante o inverno. Para transforma o sol em uma realidade econômica é preciso prever a radiação que chega mesmo até o solo, seja ela direta seja indireta. A partir delas é que se pode estimar a energia despachável para a rede transmissora.