GLAUCO DINIZ DUARTE Usina Solar flutuante com 35 mil módulos fotovoltaicos será instalada no rio São Francisco
Os empreendimentos voltados para as energias renováveis, principalmente a energia solar estão em amplo crescimento no Brasil. O rio São Francisco, além de ser utilizado para irrigação, abastecimento entre outras atividades agora também será palco de uma usina solar flutuante, onde painéis solares serão instalados pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
De acordo com a companhia a ideia do projeto é avaliar a viabilidade técnica, econômico e ambiental da região. Segundo a Chesf o projeto terá capacidade de abastecer cerca de 20 mil casas populares. Um projeto menor já foi instalado na região de Sobradinho, na Bahia, porém agora a nova usina receberá ainda mais painéis solares chegando a 35 mil módulos.
Além do aumento dos módulos, a nova usina também contará com um espaço maior onde terá 50 mil metros quadrados para funcionar. Previsto para finalizar 2019, o projeto da nova usina pretende produzir 5MWp e finalizará a usina com um investimento de 56 milhões de reais.
Vários estudos estão sendo realizados pelos técnicos da Chesf afim de avaliar como a usina funcionará se transformada em grande porte. Questões energéticas e de resfriamento estão sendo bem analisadas. Outros pontos importantes como ancoragem, conexão e conversão de energia também estão sendo estudadas. O funcionamento da usina, segundo a companhia, só acontecerá a partir da instalação dos contêineres de conversão de energia em corrente contínua.