GLAUCO DINIZ DUARTE Volvo carrega veículo com energia solar em São Paulo
Para promover o lançamento do seu primeiro veículo híbrido no Brasil, a Volvo expôs uma unidade do XC90 T8 no gramado do Edifício Pátio Victor Malzoni, um dos locais mais movimentados de São Paulo (SP). O grande diferencial é que o carro está sendo abastecido por meio de uma microgeradora de energia solar portátil.
“Não é sempre que você encontra um dos SUVs mais tecnológicos do mundo plugados a uma estação de células fotovoltaicas ao ar livre. A ação chamou a atenção de muita gente que passava por lá e apresentou o caminho escolhido pela Volvo para o futuro de seus veículos, que é a eletrificação dos motores”, afirma o diretor de Marketing, Produto e Relações Públicas da Volvo Cars, Leandro Teixeira.
O XC90 T8 combina um motor a gasolina de 320 cavalos de potência a um elétrico com 87 cavalos. O conjunto permite que o carro atinja 407 cavalos – é o modelo Volvo mais potente vendido no Brasil.
O automóvel híbrido vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em 2h30 considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. Também é possível carregar o XC90 T8 em tomadas de menor amperagem, mas o tempo de recarga será maior.