Qual a placa fotovoltaica mais eficiente – Glauco Diniz Duarte
Desvantagens das Placas Solares
As pessoas têm uma idéia clara de que a energia solar seja talvez uma das formas de geração de energia do futuro, porém, o que muitas pessoas não sabem é que a tecnologia atual de placas solares fotovoltaicas possuem várias desvantagens para o meio ambiente em relação a outras formas de geração de energia.
Geração de energia de placas solares
Primeiro de tudo, devemos observar que a geração de energia elétrica através de uma placa solar fotovoltaica é extremamente baixa. Isso, por si só não chega a ser um problema alarmante, já que e geral, ao instalar um sistema de painéis fotovoltaicos residencial, o proprietário está ciente deste fato. O problema real é que a instalação de painéis fotovoltaicos é financiada por muitos governos como alternativa às energias termoelétrica e nuclear, certamente com a melhor das intenções, mas já discutimos aqui que os preços de placas solares fotovoltaicas não são dos mais baixos, logo os subsídios costumam ser muito altos.
Essa imensa verba poderia ser investida na pesquisa de outras formas de energia renováveis, porém mais eficientes como a captação de micro-ondas do espaço, ou formas mais eficientes e menos perigosas de se usar a energia solar. Estima-se que hoje, menos de 10% dos investimentos de governos para energias renováveis seja em pesquisa, e continuam sendo instalados painéis de baixa eficiência. Trata-se de uma questão de investimento estratégico, porém o investimento em energia limpa por governos e corporação costuma ser apenas uma fachada simular ao povo que se importa com o meio ambiente. Além disso, como qualquer outra fonte de energia, é necessário manter em dia a manutenção das placas solares para que se mantenha o desempenho da placa elevado.
Bill Gates contra placas solares
Uma personalidade que acabou se tornando inimiga da implantação de placas solares foi o bilionário Bill Gates, que nos últimos anos se engajou em projetos filantrópicos e financia diversas pesquisas. No ramo de energia, ele aposta na pesquisa de geradores de energia nuclear mais eficientes e que gerariam muito menos lixo nuclear que a tecnologia atual. Algumas pessoas dizem que a implicância de Gates reside no fato da gigante Google, rival de sua companhia Microsoft fazer constantemente investimentos em implantação de energia solar, porém ele afirma que realmente há um potencial muito maior para a energia nuclear do que atualmente existe.
Desvantagem ambiental das placas solares
Outra desvantagem óbvia da energia solar em relação às demais fontes de energia é que só está disponível durante o dia. Para resolver este empecilho, geralmente são instaladas baterias elétricas para armazenar a energia durante o período da noite. O problema é que as baterias, em sua maioria, são feitas de chumbo e/ou outros metais pesados, que podem acabar contaminando o meio ambiente. O descarte inadequado dessas baterias no meio ambiente poderia causar um desastre ambiental gravíssimo e por em risco à saúde de muitas pessoas – motivo pelo qual a energia nuclear costuma ser criticada.
Seguindo por essa linha, a própria fabricação de placas solares é ambientalmente questionável. Primeiramente porque a fabricação de uma placa solar fotovoltaica gasta uma quantidade de energia muito alta se comparada ao potencial de geração de energia da peça. A placa solar vai levar anos pra se compensar energeticamente. Segundo porque a fabricação de placas solares usam compostos químicos tóxicos, como o arseniato de gálio, um composto semicondutor à base de arsênio, por isso, extremamente tóxico ao ser humano, mesmo que a célula solar possa estar em contato direto com o ser humano, como no caso de um luminária solar para iluminação de jardim, por exemplo.