Essa solução tem capacidade para fornecer toda a eletricidade que o imóvel consome – ou apenas parte dela. Para implantá-la em uma casa ou edifício, é necessário contratar uma empresa (ou profissional especializado) que consiga autorização da distribuidora de energia local, elabore o projeto e instale os componentes.
Custo-benefício da energia solar
Uma das principais vantagens da energia solar é permitir que o empreendimento fique isento da conta de luz. No entanto, o retorno do investimento é a longo prazo. Especialistas estimam que o custo total da tecnologia se paga em até sete anos.
O Programa América do Sol, do Instituto Ideal (responsável pelo desenvolvimento de energias alternativas na América Latina), criou uma ferramenta que simula se vale a pena ou não adotar o sistema fotovoltaico em uma residência. O cálculo é feito com base em dados geográficos, consumo e custo da energia elétrica, conexão e distribuidora.
Onde pode ser instalado?
O sistema fotovoltaico é instalado na cobertura de residências, em ângulos favoráveis para captação da radiação solar. Em alguns casos, pode ser necessária a instalação de estruturas complementares para fixação dos painéis.
A implantação é mais fácil quando especificada no projeto. Já a instalação em imóveis antigos pode exigir adaptações, o que será determinado com visita in loco e análise da planta da edificação.
Outra tecnologia muito explorada é a termossolar. Esse sistema possui coletores e reservatórios térmicos de diferentes tipos e capacidades que armazenam e aquecem a água até o momento do consumo. As instalações que se beneficiam dessa energia são as torneiras, chuveiros e piscinas.