Glauco Diniz Duarte – o que é energia solar resumo
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, todos nós compreendemos que a fonte primária da energia solar é o sol. E toda energia do sol chega na Terra em forma de ondas eletromagnéticas (como a luz).
A origem dessa energia luminosa está nas reações químicas que ocorrem no sol: o processo de fusão nuclear. Simplificando-se esse processo, a todo momento no sol existem átomos de hidrogênio se fundindo com outros átomos de hidrogênio e dando origem a átomos de hélio.
Isso libera energia em forma de ondas eletromagnéticas e é essa energia que chega para nós no planeta Terra. Nós somos capazes de enxergar uma pequena parte de todas essas ondas eletromagnéticas . É o que chamamos de luz visível.
Porém, a maior parte de toda a energia que chega do sol nós não somos capazes de enxergar. É a energia com comprimentos de onda que os nossos olhos não conseguem captar: infravermelho, micro-ondas, ultravioleta, raios X, etc.
Quanto maior a frequência da onda eletromagnética, mais energia ela carrega. Porém as ondas que mais carregam energia (próximo do ultravioleta e acima) possuem energia demais e não se consegue converter essa energia em eletricidade.
As ondas que menos carregam energia (próximo do infravermelho e abaixo) não possuem energia o suficiente para gerar eletricidade.
As ondas com a quantidade de energia certa para gerar eletricidade pertencem à luz visível (do violeta ao vermelho). Portanto, são as ondas do espectro visível que são transformadas em energia elétrica nos sistemas fotovoltaicos, tal como veremos mais para frente.