Glauco Diniz Duarte – como e feita placa fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, em linhas gerais, é um equipamento por meio do qual se torna possível transformar a energia solar em energia elétrica. É considerada uma forma direta dessa transformação, pois independe de processos térmicos para realizá-la. O painel é formado por células de silício. É esse componente que permite que as partículas de luz do sol transformem-se em energia elétrica ao serem absorvidas pelos painéis.
O efeito fotovoltaico é conseguido quando os fótons se chocam com os átomos de silício, causando um deslocamento dos elétrons desses átomos. Esses elétrons deverão se direcionar para locais das células de silício que não tenham outros elétrons.
Tal processo de deslocamento se perpetuará enquanto houver a incidência de fótons sobre o painel de silício, gerando a corrente elétrica. Entretanto, é importante ter em vista que a energia gerada pelos painéis ainda não está pronta para o uso. Isso acontece porque a corrente elétrica gerada nesse processo é contínua e a que utilizamos em nossas redes elétricas é a alternada.
Por isso, um sistema fotovoltaico deve contar, também, com um bom inversor solar. Esse equipamento fará a conversão da corrente produzida pelos painéis, compatibilizando-a com a utilizada pela concessionária de energia. É preciso atentar também para o fato de que painéis fotovoltaicos podem ser fabricados com outros materiais que não o silício.
O processo de produção de painéis e seu custo
São muitas as matérias-primas utilizadas na fabricação de painéis solares. Entre elas estão a backsheet, o vidro fotovoltaico e as células fotovoltaicas. Essas últimas talvez sejam o componente fundamental dos painéis, representando cerca de 60% do custo total da produção.
O próprio processo de montagem dos painéis foi desenvolvido com vistas à proteção e ao aumento da vida útil das células fotovoltaicas.
Já o vidro especial utilizado na fabricação dos painéis foi projetado para refletir o mínimo de luz solar. A função do vidro é garantir o máximo de absorção dos fótons pelas células fotovoltaicas, ao mesmo tempo em que as protege. Representa cerca de 10% do valor da fabricação dos painéis.
Quanto a backsheet, corresponde a 8% do custo do processo total, em valores aproximados. Trata-se de um filme de cor branca que é colocado na parte traseira dos painéis. Serve para proteger as células fotovoltaicas, funcionando ainda como um isolante elétrico.
Os custos da instalação
Antes de qualquer coisa, deve-se ter em mente que os custos de instalação são diferentes daquele aplicado na compra dos equipamentos. Assim, além do investimento em componentes do gerador de energia solar, há ainda aquele que será aplicado na montagem do sistema. Por isso, é importante solicitar orçamentos separados. Essa ação possibilita uma maior clareza no que diz respeito aos gastos.
O serviço de instalação deve ser feito por empresas ou profissionais especializados, visto que envolve o desenvolvimento de um projeto e riscos de acidentes. Já no que diz respeito ao preço médio da instalação, este poderá variar de acordo com a potência do sistema que se deseja implementar.
Desse modo, temos que a instalação de geradores com potência entre 1 e 7 kWp pode custar entre R$ 6 mil e R$ 10 mil reais. Daí a importância de se saber qual a necessidade de energia do ambiente. Essa atitude proporcionará um bom orçamento e um excelente negócio.
Nesse artigo, apresentamos o conceito e o funcionamento de um painel solar fotovoltaico. Tratamos ainda de aspectos do processo de fabricação desses painéis e alguns de seus componentes. Por fim, falamos dos custos envolvendo a instalação de geradores de energia solar.