Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte – sustentabilidade e energia renovavel

Glauco Diniz Duarte - sustentabilidade e energia renovavel
Glauco Diniz Duarte – sustentabilidade e energia renovavel

Glauco Diniz Duarte – sustentabilidade e energia renovavel

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, atualmente, muitas pessoas e empresas procuram formas mais equilibradas de consumo energético. Uma delas — a mais conhecida nos dias de hoje — é a energia sustentável. Com somente poucas décadas de pesquisas, os cientistas descobriram diversas maneiras significativas de produzi-la.

Para ajudar a manter o nível de energia atual estável, o uso sustentável e consciente tem sido a melhor solução. As residências, estabelecimentos e indústrias ecologicamente corretas são grandes exemplos desse tipo de consciência, uma vez que suas estruturas e funcionamentos são baseados na sustentabilidade da construção civil, o que inclui o uso de fontes de energia sustentável.

Continue lendo este artigo para saber a importância da energia sustentável, suas vantagens e qual a melhor maneira de utilizá-la. Boa leitura!

Afinal, o que é energia sustentável?

A energia sustentável é aquela produzida e fornecida para atender às necessidades energéticas existentes, sem prejudicar a capacidade das futuras gerações de suprirem as suas demandas. As fontes de energia de maior importância são as renováveis e limpas, com zero ou muito pouco índice de produção de dióxido de carbono, metano, ozônio e outros gases que causam o efeito estufa (GEE).

As tecnologias utilizadas para melhorar a eficiência na formação, armazenamento e fornecimento de energia também são fundamentais nesse caso. Resumidamente, o uso de fontes renováveis e a procura constante de capacidades energéticas são os dois pilares da energia sustentável. Conheça, a seguir, as principais fontes de energia sustentável!

Energia Eólica

É obtida por meio de hélices (cataventos) que convertem a força dos ventos obtidos pelas pás em energia elétrica. Mesmo que seja um tipo de energia limpa, ela ainda não é muito usada por causa do ruído emitido e do impacto visual. Sem contar que nem sempre o vento sopra conforme a demanda necessária de energia.

Vantagens:

  • é inesgotável;

  • não produz gases poluentes;

  • reduz a emissão de GEE.

Uso e aplicações

Embora ainda seja mais usada para fins empresariais, a energia eólica pode ser utilizada em ambientes domésticos por meio de mini e microgeradores. São oso4 sistemas de pequeno porte, mais compatíveis com a demanda de energia de uma residência do que os grandes aerogeradores.

Se a casa é construída em um local com bastante incidência de ventos, melhor ainda: basta providenciar a compra e a instalação de um gerador, observando a velocidade mínima de vento necessária para o funcionamento do sistema. A grande vantagem é que os modelos próprios para uso doméstico podem ser facilmente instalados em telhados e normalmente são silenciosos.

Em relação ao uso empresarial, o Brasil é o oitavo país com mais capacidade de produção de energia eólica, chegando a quase 13 gigawatts, segundo dados do Global Wind Statistic 2017. Destaca-se, sobretudo, a região Nordeste, com 135 parques somente no estado do Rio Grande do Norte.

Energia Solar

É gerada por meio do uso de painéis solares fotovoltaicos, que normalmente são feitos de silício. Quando a luz solar bate nas placas, ela é transformada em eletricidade. Muitas residências e empresas já a utilizam pelo simples fato de que não é preciso um grande investimento para fazer a instalação das placas fotovoltaicas.

Vantagens:

  • é renovável;

  • é uma energia limpa, ou seja, não polui o meio ambiente;

  • baixo custo de manutenção;

  • é uma excelente fonte de energia em regiões não atendidas pelos tipos convencionais;

  • se o equipamento for instalado em casa, a redução do custo de energia elétrica é sentida logo no primeiro mês de uso.

Uso e aplicações

Ao lado da energia hídrica, a solar é, certamente, a mais eficazmente aproveitada para uso doméstico e empresarial. A facilidade de aderir a esse modelo de produção energética é tão grande que o mercado já oferece uma variedade de sistemas fotovoltaicos para instalação em construções civis, que podem ser adquiridos durante a construção ou reforma de uma casa em busca de um ambiente mais sustentável.

Além de ser uma das fontes limpas com menos impactos ao meio ambiente, o uso de sistemas de captação e conversão dos raios solares em energia garante uma economia financeira significativa, já que está relacionado a uma grande redução nos níveis de consumo, além de exigir poucos cuidados com manutenção.

Energia Hídrica

É produzida por meio da energia contida nos movimentos de corpos d´água, que podem ser lagos e rios, mediante desníveis e quedas de água. Pode ser transformada em movimentações mecânicas, devido à rotação de eixos em moinhos de água ou turbinas hidráulicas.

Vantagens:

  • o preço do seu combustível, por ser água, é praticamente nulo;

  • é renovável e não emite poluentes no ambiente.

Uso e aplicações

Abastecendo grande parte das residências, as hidrelétricas são responsáveis pela maior parcela de produção de energia no Brasil. Isso se deve à abundância de recursos hídricos no país, repleto de rios extensos e com correntes de fluxo intenso.

O maior exemplo é a Usina de Itaipu, com 20 geradores e uma potência de produção de energia que pode chegar a mais de 98 milhões de megawatts/hora, classificada como a maior hidrelétrica do mundo. Dessa forma, ela sozinha é capaz de suprir a necessidade energética de quase 20% das residências brasileiras e de 75% do Paraguai.

Da mesma forma, as empresas se beneficiam dessa maneira de produção de energia renovável. Exatamente por isso, em momentos de crises hídricas, como a que marcou o país no ano de 2015, as indústrias e o comércio sentem no bolso os reflexos da estiagem, já que na falta de água a alternativa mais utilizada é a energia termoelétrica — mais cara e com impactos negativos no meio ambiente.

Energia de Biomassa

A massa biológica é um volume de matéria orgânica produzida em um determinado local de um terreno/campo. Ela é capaz de criar gases que são convertidos em energia elétrica por usinas específicas.

Esse tipo de gás resulta da decomposição de matéria orgânica como madeira, restos de alimentos, resíduos agrícolas, esterco, entre outros.

Vantagens:

  • é uma fonte de energia renovável e limpa;

  • é uma alternativa bastante segura e com grande potencial;

  • é bastante conceituada devido à alta consistência energética e pelas facilidades de armazenamento e transporte.

Uso e aplicações

Essa forma de energia alternativa está sendo cada vez mais utilizada e, no Brasil, é bastante promissora. De acordo com dados da Agência Internacional de Energia, as usinas de biomassa serão responsáveis por cerca de 11% da matriz mundial até 2020.

Parte importante do funcionamento desse sistema depende da captação de recursos. A grande sacada dos países mais desenvolvidos está em aproveitar a coleta seletiva de lixo para o acúmulo de combustível com potencial para geração de energia, tanto para fins domésticos quanto empresariais.

Energia geotérmica

A partir desse, abordamos um grupo menos conhecido de fontes de energia sustentável. Nosso primeiro exemplo é o da energia geotérmica, que aproveita o calor emitido pelo interior do planeta. Em especial do magma, que está até cerca de 64 quilômetros abaixo da superfície.

A temperatura média do magma é de cerca de 6000Cº. Além disso, ele está sob constante pressão, o que faz com chegue mais perto da crosta. Nos locais onde essa camada é mais fina, o calor do magma é sentido com maior intensidade.

Você provavelmente já deparou (ou, pelo menos, ouviu falar) com algumas manifestações do magma na superfície terrestre. Entre as mais conhecidas estão os vulcões, resultado da expulsão do magma de forma violenta por meio de falhas na crosta terrestre. Temos ainda os gêiseres e as minas de água quente, resultado do aquecimento de fontes pelo calor subterrâneo.

A energia geotérmica pode ser utilizada de forma direta ou indireta. A primeira envolve a captação e utilização das fontes de água aquecidas pelo magma, seja em indústrias ou casas. A forma indireta viabiliza a produção de eletricidade. Para isso é necessário captar a água quente ou o vapor, encaminhá-lo por meio de tubulações específicas para uma usina geotermal, onde turbinas serão acionadas. A movimentação das hélices gerará a energia elétrica desejada.

Vantagens:

  • emissão quase nula de gases do efeito estufa;

  • fonte praticamente inesgotável;

  • espaço reduzido de instalação;

  • produção interrupta.

Usos e aplicações

A viabilidade do uso da energia térmica depende principalmente de aspectos naturais de cada país. Além disso, o investimento inicial para contar com essa fonte costuma ser bastante alto, o que acaba afastando essa alternativa em muitos casos.

Tais aspectos fazem com a utilização da energia geotérmica em larga escala seja uma exceção. É o caso, por exemplo, da Islândia, onde maior parte da energia utilizada é proveniente do calor do interior da Terra.

Nos demais países, o emprego é pontual. Dessa forma, a energia geotérmica responde a apenas 0,3% da capacidade global. Algumas preocupações ambientais, como a correta destinação de gases tóxicos oriundos da extração do calor, também atrasam a popularização dessa forma de geração de energia.

Energia maremotriz

A energia maremotriz aproveita a movimentação e o desnível das marés marítimas como fonte energética. O aproveitamento do sobe e desce da água do mar é feito com a construção de estruturas similares às usinas hidrelétricas, com barragens e eclusas desenhadas para o armazenamento da água.

Durante as marés altas, a água enche os diques. Quando ela desce, a água é liberada e aciona as turbinas, gerando eletricidade.

Vantagens:

  • não emite gases do efeito estufa;

  • previsível, já que é possível estimar a oscilação das marés;

  • não depende do clima.

Uso e aplicações

O aproveitamento das marés faz com seja necessário a combinação de aspectos geográficos favoráveis e um alto investimento inicial para a construção da infraestrutura necessária. Por isso, a energia maremotriz é vista como uma fonte complementar nos países em que ela é empregada.

Dessa forma, mesmo onde ela está mais avançada, os usos costumam ser pontuais. França, Reino Unido e Canadá se destacam nesse cenário. No Brasil, os primeiros projetos para o aproveitamento das marés estão em curso, buscando identificar pontos do litoral brasileiros no qual a instalação seja viável.

Energia ondomotriz

Também proveniente do mar, aproveita as ondas para gerar energia. Diferente do que acontece com as marés (que são criadas pelo movimento da Terra e da Lua), as ondas acontecem pela movimentação da água do mar, na superfície, devido ao vento.

A maioria das tecnologias para pleno aproveitamento da energia das ondas ainda está em desenvolvimento, mas elas se mostram bastante promissoras. A maioria envolve a utilização de equipamentos que flutuam ao nível do mar e geram energia a partir da movimentação das ondas.

Vantagens:

  • fonte limpa e inesgotável;

  • disponível a maior parte do tempo;

  • aproveita os oceanos, que ocupam mais de 70% da superfície da Terra.

Usos e aplicações

Além da tecnologia ainda estar em desenvolvimento, o alto custo faz com a utilização da energia ondomotriz seja bem pequeno, mesmo nos países nos quais o potencial disponível é elevado. No Brasil, as primeiras instalações ainda estão em estudo e prometem entrar em funcionamento nos próximos anos.

Quais são as controvérsias entre energia renovável e sustentável?

Na maioria das vezes, os termos “renovável” e “sustentável” são usados alternadamente. No senso comum, todas as fontes de energia renováveis são sustentáveis e não há nenhuma diferença entre os dois termos. No entanto, isso nem sempre é verdade. Para algumas fontes de energia, a classificação de “sustentável” pode ser subjetiva e depender de fatores que vão além da própria produção energética.

Um exemplo são as hidrelétricas, que, apesar de serem consideradas renováveis — pois a água é um recurso natural que estará sempre disponível, mesmo em período de escassez —, há quem argumente contra uma possível classificação como sustentáveis, devido ao dano ambiental causado pelas barragens. Outro exemplo é a energia nuclear. Enquanto algumas pessoas consideram essa fonte sustentável e limpa, ela não é renovável, já que as reservas de urânio são finitas.

Como funcionam as fontes não renováveis de energia?

Apesar da crescente preocupação com o esgotamento das reservas energéticas do planeta, a exploração de petróleo e o consumo desenfreado de seus derivados seguem crescendo em todo mundo. Esse círculo vicioso eventualmente resultará em consequências catastróficas, pois, muito em breve, quando se extinguirem as reservas naturais, haverá escassez de energia.

Para evitar esse cenário, é preciso explorar novas formas de geração energética para atender às nossas necessidades, como o uso de carvão mineral e urânio. Contudo, a chance de que tais recursos também acabem é muito grande, e é por isso que as fontes limpas — especialmente a energia solar, inesgotável — são tão confiáveis e sustentáveis.

Como a energia sustentável pode ajudar nosso país?

As energias sustentáveis — como a solar, a eólica, a hídrica e a de biomassa — garantem vantagens determinantes para a nossa economia, nosso cotidiano, nosso bem-estar e saúde. Veja, a seguir, como elas podem melhorar a sustentabilidade das cidades no futuro!

Pouca ou nenhuma emissão de gases tóxicos e de aquecimento global

A energia sustentável quase não emite gases ou gera resíduos que prejudiquem a fauna, a flora e a saúde das pessoas. Agora, imagine um município todo com carros elétricos e placas solares. Como seria a qualidade do ar?

Uma fonte de energia enorme e renovável

Devido à extensão do território do Brasil, se um dia tudo isso for aproveitado, conseguiremos produzir cerca de 10 vezes mais energia do que consumimos atualmente. Sabendo que as fontes sustentáveis são renovadas de forma constante, isso quer dizer que teríamos energia permanente, sem nos preocuparmos nunca mais com a sua possível escassez.

Autoprodução: a independência energética

Se as pessoas adquirirem um gerador de energia solar, por exemplo, suas casas ou empresas nunca mais terão que se incomodar com os elevados custos da conta de luz. Dessa forma, todos serão “autoprodutores” e conquistarão a sua tão sonhada independência energética, pagando somente um valor justo e compatível à utilização.

Glauco Diniz Duarte - sustentabilidade e energia renovavel
Glauco Diniz Duarte – sustentabilidade e energia renovavel
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports Fitness no seu Condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
A Rede 1Smile dentistas
A Rede 1Smile dentistas
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Energia Solar Fotovoltaica BH - GDE Solar
Energia Solar Fotovoltaica BH – GDE Solar
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Cymo – Empresa de consultoria em gestão
Cymo – Empresa de consultoria em gestão
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Concertina e rede laminada - Security Barriers
Concertina e rede laminada – Security Barriers
SPA Maison do Banho _ Banho de Lua e massagens
SPA Maison do Banho _ Banho de Lua e massagens
Nacama Moda Íntima
Nacama Moda Íntima
Moda Íntima Nacama BH
Moda Íntima Nacama BH
Moda Íntima Nacama
Moda Íntima Nacama
SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts