Glauco Diniz Duarte – qual a fonte de energia renovavel mais utilizada no brasil
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, da revolução industrial para cá a importância da energia elétrica não parou de aumentar, assim como as oportunidades de novos negócios e projetos que atendam à necessidade de fontes de energia geradas sem agressão ao meio ambiente, com baixos custos e disponíveis indefinidamente.
E quando falamos de energia do futuro, a lista vai além de solar e eólica. De acordo com o professor da FIAP Sandro Aparecido Ferraz, doutor em Engenharia Elétrica, ela engloba outros tipos de fontes renováveis, como biomassa, maremotriz e geotérmica. “Todas em maior ou menor escala pode ser exploradas em várias regiões do planeta e já existe tecnologia para cada uma destas áreas”, completa.
John Paul Lima, coordenador dos cursos de Engenharia da FIAP, doutor em Engenharia Elétrica, explica ainda que no Japão, por exemplo, maremotriz e geotérmica são mais promissoras, enquanto no Brasil as possibilidades de explorar biomassa são maiores. Isso porque cada uma traz particularidades que favorecem o uso.
Entre prós e contras
Lima e Ferraz esclarecem também que as fontes renováveis são divididas entre as que são limpas e as que não são e que cada uma delas apresenta pontos positivos e negativos e se fazem mais ou menos possíveis de acordo com cada região.
Geotérmica é renovável e limpa, obtida a partir do calor proveniente do centro da terra. EUA, Itália e Japão já produzem energia dessa natureza. Tem grande potencial energético, mas só é viável em alguns locais do planeta com atividade vulcânica ou áreas de concentração de placas litosféricas. Como grandes limitadores apresenta perigo na implantação dos aparelhos para canalizar a energia, além do alto custo para instalar os equipamentos.
Biomassa embora seja renovável não é limpa, já que é proveniente da queima das sobras de matéria orgânica. O lixo orgânico é uma excelente fonte de energia renovável e está presente em todos os países gratuitamente. Apresenta a desvantagem de ser sazonal, ocupar grandes espaços de terra e ter pouco investimento dos setores público e privados.
Maremotriz é renovável e limpa. A energia gerada pelas marés já é uma realidade em países como França e Japão. Com o movimento aquático gerado pelas marés, as turbinas são movimentadas e por estarem ligadas a geradores de eletricidade, produzem assim a energia elétrica. No entanto, há uma grande discussão sobre o impacto ambiental que esses equipamentos podem causar durante a implantação e operação.
Adesão brasileira
De acordo com Lima, quando o assunto é energia, não são os desafios tecnológicos que atrasam a adesão, mas sim os econômicos. Ele explica que 80% da matriz energética brasileira é proveniente de fontes renováveis e que biomassa, por exemplo, já representa 8% da energia elétrica gerada. “Mas como o potencial hidrelétrico brasileiro é muito grande, nossa matriz renovável ainda é fortemente baseada nessa fonte e deve permanecer assim pelos próximos anos”, projeta.