
Glauco Diniz Duarte – qual a fonte de energia renovavel mais utilizada no mundo
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, um novo relatório divulgado pela Junta Nacional de Energia do Canadá (NEB – sigla em inglês) divulgou esta semana que o país gera a maior parte de sua energia de fontes renováveis, principalmente, se comparado à maioria de outras economias desenvolvidas no mundo.
Intitulado como “A adoção de fontes renováveis de energia do Canadá”, o relatório destaca que o Canadá gerou em 2015 dois terços de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, principalmente de energia hidráulica, mas também de energia eólica, biomassa e solar.
O documento fornece comparações diretas de como o Canadá se classifica internacionalmente para a adoção de fontes renováveis. Ele também abrange os fatores que afetam a captação de cada fonte renovável, incluindo os custos financeiros, a fiabilidade e os impactos ambientais.
De acordo com o relatório a produção de biomassa do país representava 2% da matriz energética em 2015 e veio principalmente da produção de pellets e briquetes.
A produção eólica chegou a 10% e tornou o país o sétimo maior produtor de energia eólica do mundo. Já a produção hidrelétrica foi responsável por 60% da geração total de eletricidade do Canadá, representando cerca de 10% da geração global de hidroeletricidade, segundo maior do mundo depois da China.
Segundo a economista-chefe do NEB, Shelley Milutinovic, a expectativa é que as outras fontes renováveis como solar, eólica e biomassa, cresçam ainda mais nos próximos anos. “A geração hidrelétrica do Canadá permitiu que o país fosse um dos líderes mundiais em energia renovável por anos.
Agora, como a energia solar, eólica e outras tecnologias se tornam mais competitivas em termos de custos, esperamos ver um aumento contínuo na sua adoção no futuro” ressaltou ela.