Glauco Diniz Duarte – o que é o selo procel de economia de energia
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, nos últimos anos, principalmente após os cortes efetuados em muitos subsídios que o Governo Federal oferecia para reduzir o preço da luz elétrica no País, a conta de luz vem, cada vez mais, pesando no bolso do brasileiro.
Na busca por economizar energia, é importantíssimo que o consumidor se atente, também, ao Selo Procel.
O Selo Procel foi instituído por decreto no Brasil, em 1993, por meio do” Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica”. Desde então, o selo é uma referência para que o consumidor saiba a eficiência energética de cada produto eletrodoméstico que possa adquirir.
O método utilizado para medição da eficiência dos produtos é resultado do trabalho feito pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Estatística) e por pesquisadores de universidades brasileiras, também de laboratórios, além é claro, das próprias fabricantes de eletrodomésticos.
Além de permitir aos clientes consumir menos energia, o selo também estimula as empresas a produzirem equipamentos cada vez mais eficientes, melhorando a qualidade dos produtos no mercado brasileiro e estimulando a pesquisa para encontrar meios de aumentar a eficiência dos itens.
O Selo Procel é dividido em quatro categorias:
Eletrodomésticos: Congeladores, Refrigeradores, Lavadoras, Televisores, Ventiladores, Condicionadores de ar e Micro-ondas;
Iluminação: Lâmpadas Fluorescentes Compactas, Lâmpadas a Vapor de Sódio, Lâmpadas LED, Reatores e Luminárias LED;
Bombas e Motores: Bombas e Motobombas e Motores Elétricos;
Solares: Sistema de Aquecimento Solar e Sistema Fotovoltaico
E como o Selo Procel funciona na prática?
Basicamente, o selo especifica a eficiência no consumo de energia em cinco níveis, sendo eles A, B, C, D e E, do mais eficiente para o menos eficiente. No selo, também é possível encontrar informações sobre qual é o produto, sua fabricante, seu modelo e voltagem.
Ainda há informações sobre o consumo de energia em KwH/mês, consumo em modo standby em W (quando o produto está ligado na corrente elétrica, mas sem ser utilizado), capacidade total de refrigeração em kW e a eficiência energética a plena carga que, quanto maior, melhor.
Embora o Selo Procel seja fundamental na economia de energia, é sempre importante lembrar que a energia elétrica está longe de ser a fonte mais saudável para o meio ambiente.
Opções como a energia solar, podem gerar uma economia de 50% a 95% na conta de luz, além de reduzirem a emissão de gases de efeito estufa, reduzindo o impacto negativo da produção de energia na natureza.
Medidas como o Selo Procel e a utilização de fontes limpas de energia, como a solar, são fundamentais para a garantia não somente de economia nas contas, mas enquanto um zelo maior pelo meio ambiente em que vivemos, proporcionando, assim, a saúde do planeta e a sustentabilidade.