Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar é um desejo de muita gente que quer levar uma vida mais ecológica. O problema é que o investimento inicial pode distanciar bastante essa vontade da realidade. Painéis solares geralmente são muito caros para comprar e instalar, mas a longo-prazo a economia em contas de energia compensa.
Se você está procurando um painel solar mais em conta e caseiro, a boa notícia é que você mesmo pode construir um. Para melhorar, o processo de construção não é um bicho de sete cabeças e a gente te ensina aqui.
Confira o passo-a-passo para criar um painel solar caseiro:
Compre células solares baratas do eBay
Sites como o eBay são uma ótima solução pra encontrar células solares baratas. São elas que vão compor o seu painel. Você pode encontrar por lá as células chinesas, que tem bons resultados e preço mais baixo. Porém, não possuem tanta garantia. Há também as japonesas e as americanas, com o melhor desempenho – mas com o preço mais alto e mais garantias. Faça a melhor escolha de acordo com o seu orçamento.
1 – Compre Ferramentas
Depois de encomendar as suas células, agora é hora de esperá-las chegar. Depois, você vai precisar desembalar as peças com muito cuidado para não quebrar, pois eles são muito finos. Você vai precisar de ferramentas como ferro de solda, solda, pasta de solda, uma serra, algumas placas de madeira, óculos de proteção, um milímetro para medir tensão e amperagem. Um lápis e uma régua.
2 – Planeje seu sistema de painel solar com cuidado
Coloque as células solares quadradas na placa de madeira e desenhe linhas que as separam com cuidado. Você já está no meio do caminho.
3 – Conecte o sistema de seu painel solar caseiro
Agora é a parte mais desafiadora do processo. Se você tiver alguém que entenda bem de elétrica, pedir a ajuda desta pessoa é recomendável.
Primeiro, ligue as células em série. Respeite a regra básica: a ligação positiva deve ser soldada ao fio negativo da próxima célula. Faça isso em todas as células necessárias para alcançar uma tensão de 12 ou 24 volts. Tome cuidado neste processo! Ele pode ser perigoso. Você só precisa de um mínimo de 12 volts para iniciar um inversor de 12V e gerar 110 / 220V ou carregar suas baterias de 12V.
Em seguida, coloque as células na placa, com cuidado. Antes de ter colado todas as células no lugar certo, certifique-se de perfurar furos para os fios, individualmente.
4- Você terminou!
Você criou o seu primeiro sistema funcional de um painel solar caseiro, e agora pode testá-lo para ver o que está gerando. Você primeiro tem que medir a tensão e, em seguida, a amperagem de curto-circuito. Certifique-se de que o seu amperímetro tenha a potência nominal das células solares.