Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quando o sol está oculto pelas nuvens, ou mesmo quando está chovendo, o painel de captação de energia solar fotovoltaica ainda capta a luminosidade e gera energia.
Naturalmente, a carga é menor, porém muitas vezes, suficiente para manter os sistemas instalados funcionando normalmente. No caso de sistemas independentes, que dispõem de baterias para acumulação de carga elétrica, as baterias continuam a ser carregadas.
Então, em um dia de chuva o painel solar fotovoltaico continua captando e gerando energia elétrica. Porém, em menor quantidade. Já durante a noite a captação de energia não existe, pois não há luminosidade suficiente para isso.
Isso permite a continuidade do trabalho de bombas d´água solares por exemplo que irão manter os reservatórios cheios pois ao longo do dia estarão sempre captando a água do poço, por exemplo.
Também vai manter o freezer funcionando regularmente, os principais eletrônicos e a iluminação em operação.
Caso o sistema instalado possua baterias, então nada na sua casa ou estabelecimento será desligado, a menos que no período da noite haja uma sobrecarga, algo que supere a capacidade instalada. Mas ainda assim, pode-se anexar mais baterias e tudo estará funcionando plenamente, conforme seu projeto. Conte com a Solarterra para um perfeito dimensionamento.
As placas de energia solar fotovoltaica começam a operar logo nos primeiros momentos de luz do dia e cessam após escurecer. Para ilustrar isso veja nos três gráficos abaixo os resultados de captação de energia solar, instalado pela Solarterra em residência em Caraguatatuba – SP (litoral norte), região de muita chuva e também de muito sol.