Glauco Diniz Duarte – como instalar placa solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a luz solar, é captada pelos painéis solares fotovoltaicos, no qual permitem fazer a conversão em energia elétrica.
Isso só é possível, devido a movimentação juntamente com a incidência de luz dos elétrons nas placas solares, gerando assim a eletricidade.
A energia solar, além de promover uma grande redução na conta de luz, é sustentável, pois não agride em nada o meio ambiente.
Veja abaixo o passo a passo para instalação da energia solar fotovoltaica.
INCIDÊNCIA DO SOL
Para começar, é importante salientar que mesmo em dias nublados, é possível obter a energia solar, mas é necessário que as placas fotovoltaicas estejam instaladas em um local onde tem uma incidência solar mais elevada.
Verifique antes de instalar, qual é a localização geográfica de sua propriedade, para que seja possível instalar os painéis em um local estratégico, pois a energia elétrica será produzida sem grandes problemas.
CUSTOS DE INSTALAÇÃO
Nos dias atuais, estão surgindo diversos modelos de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, para isso é imprescindível buscar conhecer o funcionamento de cada um deles.
Procure saber qual é os melhores modelos para a sua residência, e sempre levando em consideração o seu custo benefício.
Devido o fato do custo em se obter sistemas fotovoltaicos no Brasil, com toda a certeza que o consumidor desejará receber o retorno desse investimento o mais rápido possível, e saber como os painéis poderão estar naquele momento, é fundamental, para não ocorrer o risco de gastar mais dinheiro ainda.
PROFISSIONAL ESPECIALIZADO
É sempre bom, contratar um profissional especializado e que entende do assunto por completo.
Esse profissional irá analisar agora, a estrutura da propriedade em questão.
Ele deverá observá se a estrutura da residência é adequada, para uma possível instalação de um sistema energético.
O local a ser instalados os painéis solares fotovoltaicos, é nos telhados, e o profissional contratado deve analisar a incidência de ventos, a circulação de ar e o espaço total disponível no local.
Esses fatores são de extrema importância para a eficácia do sistema, pois não é nada interessante, que o sistema resulte em pouca produção de eletricidade, pois o cliente ficará frustrado, e com razão.
PARECER DE ACESSO
Para que a instalação possa ser realizada legalmente, obedecendo a legislação brasileira, é necessário fazer a solicitação do Parecer de Acesso.
Esse documento formal é obrigatório, pois ele contém informações detalhadas sobre a energia local e sua condição de acessibilidade.
Outros dados técnicos também fazem parte dessa documentação.
O documento pode ser solicitado em alguma concessionária de energia, e o prazo para a emissão, é de no máximo 34 dias.
Tendo o documento em mãos, a empresa que realizará a instalação, poderá iniciar todos os procedimentos sem qualquer problema ou impedimento.
FIQUE DE OLHO
É sempre bom conhecer os passos de como instalar energia solar, pois o consumidor final poderá exigir um trabalho de qualidade em relação aos profissionais contratados.
Fique atento em contratar empresas de qualidade e reconhecidas em sua região, para não correr o risco de ocorrer erros que prejudiquem todo o processo de instalação.
Agora que você já conhece todos os passos referente a instalação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, não perca mais tempo.
Procure analisar vários orçamentos antes de escolher apenas um, é importante analisar, qual empresa dispõe de um melhor custo benefício.
Desconto na conta de luz da Cemig!