Glauco Diniz Duarte – porque usar energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável, gerada pela luz e calor que vêm do sol, que é a nossa fonte de energia vital.
A energia solar pode ser convertida em energia elétrica, se tornando cada vez mais necessária para sustentar as demandas por abastecimento energético, tanto no ramo industrial quanto nas cidades, que estão em constante urbanização.
A importância da energia solar
A energia solar está presente em todos os ciclos da vida na terra! Nos seres vivos, ela age diretamente na composição das suas células, gerando a fotossíntese nas plantas e oferecendo a absorção de vitaminas D nos humanos.
Mas vamos falar aqui das características da energia solar em soluções para os desafios energéticos que a nossa sociedade vem enfrentando!
Por ser um recurso natural abundante e praticamente inesgotável, a energia solar é a solução mais viável para substituir, de maneira equilibrada e adequada, a nossa dependência de combustíveis fósseis.
O carvão mineral, o gás natural e o petróleo são energias não renováveis presentes nos nossos meios de transportes e usinas de geração elétrica. Porém, elas têm impacto direto na poluição, contribuindo diretamente para o aquecimento global, além de uma série de fatores que abalam os ecossistemas.
Com o intuito de coexistir a tecnologia com a natureza, a energia solar tem importância elevada, sendo uma das principais formas de manter a sustentabilidade no planeta, aliada com o uso de outros recursos renováveis importantes como a energia eólica por exemplo.
O uso da energia solar e da energia eólica é uma forma de desenvolvimento sustentável, que estimula o crescimento econômico e têm um custo benefício baixo a longo prazo, além de reduzir os impactos ambientais.
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão da luz solar em eletricidade por um efeito fotovoltaico. Este efeito ocorre devido a uma diferença de potencial em placas solares produzidas por um material semicondutor, que se faz pela absorção térmica dos raios solares.
Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida, que pode ser produzida até mesmo em dias nublados e chuvosos.
A energia solar fotovoltaica gera energia em corrente contínua, e se torna compatível com as nossas moradias e sistemas elétricos já presentes no mercado após passar por uma conversão para a corrente alternada.
No Brasil, especificamente, contamos com uma alta qualidade de raios solares ao longo do ano em todo o território nacional. E por ser um país tropical, esse recurso pode ser perfeitamente explorado, com uma ótima viabilidade!
A instalação da energia solar pode ser feita em lugares remotos, isso implica uma qualidade de vida maior para regiões afastadas e áreas rurais, onde antes eram inacessíveis.
Energia Fotovoltaica: Componentes Importantes
Agora vamos listar alguns dispositivos que são importantes para a geração de energia solar fotovoltaica:
-
Célula solar fotovoltaica: Dispositivo para produzir o efeito fotovoltaico.
-
Módulo, placa ou painel solar fotovoltaico: Conjunto de células de produção de tensão e corrente.
-
Gerador fotovoltaico: Módulos, placas ou painéis solares fotovoltaicos interligados.
-
Sistema fotovoltaico: Conjunto de módulos, painéis ou placas solares fotovoltaicas e os seus periféricos (controladores de carga, baterias, inversores etc.).
Energia solar: Vantagens e Desvantagens
A instalação da energia solar fotovoltaica tem inúmeras vantagens como por exemplo:
-
Energia limpa que não gera poluente
-
Pode ser instalada em qualquer lugar
-
Possui um sistema confiável e de baixa manutenção
-
É um sistema silencioso
-
As suas fontes de recursos são inesgotáveis
-
Além da fácil instalação, por ser modular, essa energia pode ser aplicada de acordo com a necessidade
-
Ocupa pouco espaço e tem uma vida útil longa
Agora vamos falar de algumas desvantagens do sistema de energia solar fotovoltaica:
-
Custo inicial alto, mas em longo prazo se torna um bom custo benefício
-
Em alguns dias nublados e chuvosos onde houver pouca incidência de raios solares, pode ter o seu desempenho afetado
-
Não gera energia no período noturno
Desconto na conta de luz da Cemig!